A VOLTA DAS DICAS

A SEÇÃO DE DICAS

Não sei vocês, mas quando abria a MS impressa, a primeira coisa que eu fazia era abrir e procurar a seção de dicas.

Achava o máximo aqueles quadradinhos com dicas super legais sobre os micros, os programas.

Só depois de devidamente lidas e experimentadas, partia para a página 1 e aí lia a revista sequencialmente, até os assuntos que não gostava eu lia.

Depois que fui trabalhar na MS eu já sabia o conteúdo, inclusive o das dicas, que agora testava antes de serem publicadas, afinal era um dos meus trabalhos, mesmo assim continuava a ler primeiro pelas dicas e depois conferia tudo, matéria por matéria.

O QUE ERAM AS DICAS?

As dicas eram em geral duas páginas da revista, na cor cinza e vinham em quadrinhos, como se fossem um Post It, colado nas páginas, propositadamente com a diagramação em desalinho.

Podia ser uma dica de hardware ou de software, às vezes uma curta rotina em BASIC, ou em Linguagem de Máquina. Eram sempre dicas curtas e interessantes, enviadas pelos próprios leitores, ou que o pessoal da redação criava, em baixo ia o nome do autor ou quem enviou e o estado onde residia.

Quem criou esta seção foi o RD, que agora há pouco me contou, que era para dinamizar um pouco a diagramação, no início ele mesmo fazia e então os leitores gostaram da ideia e começaram a enviar e se tornou uma sessão muito destacada na revista.

Com o tempo foram somados os cartões de referência, que faziam parte do projeto Micro Bug e também as Micro Fichas, que traziam um conjunto de informações úteis sobre algum assunto.

 

Eu recortava as fichas e as guardava, cheguei até a produzir algumas. Lembrando sempre que naquela época não havia Google, para a gente consultar as coisas, estas fichas, dicas e os cartões eram muito úteis no dia-a-dia.

Naquela época a porca memória ainda funcionava, tanto que lembro até hoje o endereço do primeiro caracter da tela de um ZX81, creio que era 6418, mas não posso ter mais certeza, outros, de memória não tão porca guardavam isso em hexadecimal, eu nem me lembro mais o que é hexadecimal, ainda bem que a tia do Google sabe.

BOAS LEMBRANÇAS

A nostálgica leitora e o comovido leitor devem estar achando que baixou um espírito (de porco) do passado aqui no Dl.

Mas não é nada disso, escrevi toda esta introdução apenas para anunciar uma novidade que surgiu quando estava configurando uma conta da MS no Pinterest.

Fui só eu ou alguém mais notou como o Pinterest se parece com a sessão de dicas da MS?

Terei ouvido por ai um… parece mais com o metro da “outra” MS (a MicroSoft), ou terei ouvido algo sobre um tal pixel de um milhão de dólares? Alguém falou em filme policial norte americano?

Tem muita coisa que se parece com colar recados num quadro né… ou arquivar fichas, afinal não é por mero acaso que os arquivos se chamam arquivos, menos em Portugal, onde se chamam ficheiros. As pastas também, são iguais e se comportam como as pastas de um arquivo.

Pois é… a Internet seguiu nesta onda, mas vieram os caras do Pinterest e colocaram um nome maneiro, fizeram um app maneiro que nem o Facebook e nem o Google conseguiram comprar ainda, na verdade foi o Pinterest que acabou comprando outras empresas e vem crescendo sempre.

 

Pinterest é um acrônimo, com as palavras pin (pino de fixar) e interest (interesse em inglês), ou seja, fixar o que lhe interessa.

Então a MS agora tem uma conta no Pinterest, onde você pode pesquisar pelos nossos pins e também enviar os seus, vamos separar todos por assunto e vai ficar uma sessão ainda mais legal que as dicas, as micro fichas e os cartões de referência juntos.

Espero vocês todos por lá e já coloquei um monte de fichas…

Na MS de papel eu testava todas, agora creio que será impossível, mas as que puder testar vou comentar e dizer se funciona e até tirar de lá, quando for o caso, espero que todos façam o mesmo e a tradição continue.

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Divino C. R. Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

3 respostas para A VOLTA DAS DICAS

  1. Ivar diz:

    DL, tem link pra essa seção de dicas no Pinterest? Não sei se são meus olhos quarentões que já não enxergam como na época da MS, mas procurei aqui e não encontrei. Abraço!

    • Ola Ivar, ainda estou apanhando um pouco do Pinterest então não sei se fiz tudo direitinho lá, mas deve procurar uma conta da Revista Micro Sistemas, provavelmente está lá… depois vou checar direitinho pra ver como divulgar isso melhor.

    • Ola Ivar, a seção de Dicas acabou ficando mesmo DENTRO da MS, sendo que a mantive no Pinterest e tanbém na principais redes sociais. Pesquise por #DicasMicroSistemas nas principais redes, mas pra ir direto entre na MS e clique em Dicas no menu principal.

      Desculpe a demora para responder, mas pulei sua msg sem perceber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *