EDITORIAL COM ÉCHIO

EDITORIAL

O mês de Maio marca o início de uma nova etapa em nossa revista, tanto pela pandemia, quanto por outras mudanças radicais na MS que você aprendeu a re-conhecer ou está vendo pela primeira vez.

São muitas novidades, que irão ocorrer ao longo dos próximos meses e não de uma vez, tem para todos os gostos e sabores… E como não podia deixar de ser, com um editorialzão, digno de qualquer pandemia… mas fica a dica, leia tudo, tem surpresa boa por aí.

CLUBE TILT NA MS

A primeira delas e a mais prazenteira pra esse escrevinhador é o início de uma parceria com o clube TILT e também com outras produtoras, na inauguração de uma LOJA VIRTUAL, já com muitos programas e não serão apenas programas de computadores, também teremos jogos de cartas e tabuleiros e vamos bem além só dos jogos.

Porém o clube TILT é muito especial, porque caso alguma distraída leitora ou omisso leitor não saibam é o empreendimento que o RD, antigo editor da MS impressa e certamente o responsável pelos maiores eventos produzidos pela publicação, mantém desde que desistiu da direção da MS, para tristeza de muitos fãs, mas logo em seguida, lançava o site tilt.net  uma ideia muito inovadora para a época, pouco antes da virada do século e da fake-news do bug do milênio.

Não é nada, não é nada, mas o clube Tilt já dura mais que a própria MS impressa durou e já passou por muitas viradas, inclusive atualmente tem sua própria engine de jogos o Micro Aventuras, que a partir desta parceria, vocês vão ver sempre na MS.

A quem me pergunta porque o RD não está nesta versão on line da MS a minha resposta é sempre a mesma, ele está, sempre esteve, só não quer mais ser um 007, um Bat-Man, um Vingador, ele tem sua vida própria, está em plena atividade e cheio de novidades, não ia querer fazer um remake da MS, depois de ter aberto mão da original. Mas a maior surpresa é que ele vai fazer um remake comemorativo em Junho… 

Mas o RD sempre esteve, sempre apoiou minha insistência nisso, mesmo eu sendo só o cara que não quer ver a MS ser apenas uma lembrança, também tenho minhas atividades, meus truques na manga, mas como quero ter uma MS sempre no ar… não espero que façam, vou lá e faço.

VOCÊ ESTÁ NO ISOLAMENTO SOCIAL?

Bom… voltando ao que falávamos, ou seja a lojinha da MS, que vai funcionar como funcionam todas as lojinhas, ou seja, terá apps, que você pode baixar, muitos grátis, outros nem tanto, mas todos com o objetivo de apoiar a produção independente… inclusive a deste independente coordenador, que ainda dá seus tirinhos 🙂

Então olha que legal, você que tem um jogo, livros, quadrinhos, poemas ou algo tão novo que nem tem nome, mas não sabe como lançar no mercado. Seu problemas acabaram… a MS (agora com échio) cuida de lançar seu produto e não haverá uma “banca julgadora” ou algo assim, vamos avaliar apenas para ver se é um produto completo e acabado.

Você faz, mostra pra gente, diz quanto custa e cuidamos de colocar na loja, sem qualquer custo para você, pois sabemos que produtor Indie não tem dinheiro.

Se for gratuito, perfeito! Se for cobrado, você só começa a pagar uma comissão três meses depois e se quiser desistir a qualquer tempo, antes destes três meses, não vai ter carência nem nada, o contrato só será feito depois deste tempo decorrido, porém até lá você também terá que cuidar da parte de recebimento, entrega e tudo mais, a responsabilidade é toda sua. Nesta parte damos uma consultoria, e fazemos o lançamento e a publicidade, mas é só. Ao aceitar, você terá que concordar com um termo de responsabilidade, garantindo que o produto é seu e que cumprirá as promessas feitas.

Depois, quando o seu produto agradar ao público e no caso de você gostar da experiência, só ai podemos discutir se passamos a ser seu publisher e se neste ínterim aparecer uma proposta melhor, tudo bem, torcemos por você e pelo seu sucesso, não nos deve nada, mas vamos agradecer se disser que ajudamos ou se nos levar pra dar uma volta na sua Porche, Mercedes, Ferrari… mas se chegarem ao ponto de querer dar um destes de presente, este CE prefere o Mustang, pode ser até mesmo o modelo mais novo, de clássico já chega yo.

Trocando em miúdos, o produtor não tem custo algum pelo tempo de permanência e o que vender é tudo dele. Mas para se inteirar dos detalhes, apenas envie seu produto pra gente, pois ainda estamos instalando a loja e não temos o processo completo de entrada funcionando. Apenas nos procure…

Além da lojinha, que é uma promessa já antiga, mas só agora concretizada, estamos inauguramos também o MS EAD, que serão cursos diversos, produzidos pela própria MS e também cursos selecionados, criados por parceiros e com o aval da MS.

YES!!! TEMOS EAD!!!

O EAD também já estava na pauta e já era para estar funcionando no início do ano, porém a pandemia atrapalhou todos os planos, só que não os impediu de serem realizados, apenas atrasou um pouco e até gerou outros.

O primeiro curso já foi lançado, chamas-se #PPP e são aulas de Photoshop Para principiantes. Inclusive este curso está sendo completamente remodelado pelo autor – ou seja, este que vos escrevinha.

A razão de refazer é porque as primeiras aulas foram completamente assombradas por diversos problemas, elas ainda estão disponíveis no canal da MS, porém estão sendo gradativamente substituídas, por novas aulas. O #PPP, tem até mesmo um grupo no Facebook o #MSWOL, de Micro Sistemas Workshop On Line, que é um lugar onde todos os cursos em vídeo, criados pela MS serão gerenciados.

E já que falamos em Facebook, que tal uma rede social só de leitores da MS? Então… também estamos providenciando e ela já está até funcionando em fase beta (se quiser convite para participar, leia até o final) porém tem um probleminha… 

Pronto… tinha que ter um “porém” 🙁

Tem algo nesta nova fase da MS que talvez alguns possam não gostar, mas para termos tudo isso que foi dito (e mais um poucão) a MS precisa ser monetizada, inclusive para poder pagar alguns profissionais e deixar de ser apenas uma revista feita por paixão e hobby, (NNMO) que é como este CE vem fazendo, nos últimos 10 anos.

“Trata-se de uma evolução e apesar de toda evolução ter um preço, vocês tem minha palavra de que a MS continuará gratuita.” (Divino Leitão)

Sim é verdade, a proposta inicial sempre foi fazer uma MS gratuita e continuará assim, porém para ter inovações, novos serviços e produtos, foi elaborado um sistema onde um leitor VIP terá alguns privilégios e pagará por eles. Os que não puderem pagar ou simplesmente não querem, continuarão a ter acesso, mas não mais na hora, só poderão ver as matérias publicadas a partir de um mês da sua publicação, será oferecido apenas um resumo da matéria, um tira-gosto. Para ler na íntegra e no momento da publicação, só sendo VIP.

Calmaaaa… só começa a valer a partir de Julho, no momento estamos implantando as ferramentas, inclusive vamos sortear alguns VIP para quem se interessar, se você se interessa, mande um e-mail, nos dizendo porque, exclusivamente para:

revistamicrosistemas+queroservip@gmail.com

Quem for VIP também terá outros privilégios, um sistema de conversas no estilo das redes sociais, apenas para este leitores, com uma exclusividade que nenhuma rede social tem, um Personal Tech para resolver seus problemas, inclusive com atendimento on line, diretamente no seu micro. Na verdade não apenas um, mas vários, especialistas em assuntos diversos e acostumados a trabalhar com atendimento remoto muito antes da pandemia.

Atenção, este serviço não é totalmente gratuito, chamados serão feitos e sempre atendidos, aqueles que não possam ser resolvidos com facilidade terão um orçamento independente e o leitor decide se quer o atendimento ou não.

INVESTIMENTO

Tá bom… quanto tudo isso vai custar?

Nada de enrolar no preço… vai custar apenas R$ 7,00 (sete míseros reais) por mês, isso mesmo, a assinatura VIP da MS custa menos que um maço de cigarros, um hambúrguer ou um pastel, menos que uma hora de estacionamento e você só paga no mês que quiser usar.

Não quer pagar num determinado mês… sem problemas, basta não pagar, não precisa descadastrar nem nada, sua assinatura será automaticamente interrompida e você perde o acesso VIP, mas quando quiser voltar, basta pagar novamente e começa tudo de novo, sem precisar nova inscrição, pagou e começa novo mês de VIP, #SimplesAssim.

Queremos sua fidelização pela qualidade e bons serviços e não te obrigar a pagar por algo que talvez não queira usar no momento e também não vamos ficar te cobrando 🙂

O leitor VIP é uma espécie de patrono da revista, ele paga porque quer que a MS continue e melhore sempre.

Poxa Divino… deve estar pensando a objetiva leitora e o pragmático leitor… nunca ouviu falar de anúncios, de propaganda, de publicidade?

Bom, ai nós temos um paradoxo (adoro esta palavra) porque quando comecei a fazer a MS, a primeira coisa que prometi a mim mesmo é que não colocaria anúncios nela, nem foi uma promessa, mas foi um objetivo e tenho mantido. Nestes mais de 10 anos, jamais coloquei uma propaganda de algo que não fosse relativo a própria revista e suas produções e não foi por falta de oferta, já recebi até mesmo propostas de compra da “marca” e para todos sempre dei a mesma resposta, não posso vender o que não é meu.

Mas continuando com o paradoxo… a verdade é que nunca vi a publicação da MS como uma forma de trabalho ou mesmo achei que ia durar tanto, mas durou e talvez dure até mais que a MS impressa.

Só que tenho percebido cada vez mais que existe uma nova geração de leitores se aproximando, algumas pessoas tem elogiado o bom trabalho e outros criticado, dizendo que não se parece em nada com a antiga MS. Agradeço muito pelos elogios e mais ainda pelas criticas, porque após fazer o número 1 desta versão virtual da MS, exatamente como eu tinha aprendido a fazer anteriormente olhei e pensei… tem algo errado ai, pois era igualzinho, era a mesma MS, mas fiz o número 2 e ainda o 3 e então me dei conta que estava sendo lerdo das ideias, afinal a era do papel tinha acabado, estávamos já no final da primeira década do século XXI e eu estava repetindo o óbvio?

Cheguei a comentar isso com o RD, que até então só assistia, mas como bom amigo, ajudava no meu esforço pra trazer a MS “de volta” e ai ele comentou que realmente não estava entendendo o que eu estava fazendo e acredito que ainda não está…

A partir dali decidi fazer uma nova MS, que mantivesse da antiga apenas o que fosse absolutamente essencial, o espírito de camaradagem que unia os leitores e outras coisas que as vezes me surpreendem.

A questão dos “proclamas”, como diz o Faustão é uma birra pessoal minha, eu o-d-e-i-o estar no meio de um filme, uma live ou qualquer outra coisa nos sites de vídeo, ou no Face ou outro lugar qualquer e a pessoa parar de falar pra entrar um comercial… nem que por 1 mero segundo, ainda mais por 4 ou mais, como vem acontecendo cada vez mais.

Em alguns lugares estão cobrando para podermos nos livrar disso… ainda bem!

Ou entrar em um site de um lugar sério ou pero no mucho, e a cada frase ser interrompido por um anúncio ou pior, saltar na minha cara algo que me tira totalmente do prazer que estava tendo ao ler… alguns são aberrações que tem mais anúncio do que texto… se é que tem algum.

Chamo isso de síndrome de AOL, que foi o primeiro site a praticar isso, ou pelo menos o que notei que fazia além da conta.

Então nunquinha que eu ia fazer aos outros o que detesto que façam a mim, então ai ocorre o tal paradoxo (oba, usei 3 vezes só neste textão) não tem só um jeito de fazer.

Então vai ter anúncio sim, reclames, proclamas, publicidade, mas nada de quadro saltando na sua frente ou interromper a leitura do seu texto (num mundo onde as pessoas parecem odiar ler, isso é um convite a que vá fazer outra coisa). Teremos um discreto banner no final dos textos e de quando em vez um no ao lado, a maioria de parceiros… * YES! Estão vindo diversos *

Não é uma busca desesperada por capital, nem vou fazer como a Wikipedia e ficar ameaçando fechar a revista, ou deixar que pensem que estou passando fome, como fizeram com o OTA, que inclusive tenho batalhado para trazer pra MS, mas ele anda muito ocupado, mas há planos… há planos.

HUMOR É BOM E EU GOSTO…

Estou falando do OTA, porque vinha sondando ele a tempos para inaugurar uma nova seção na MS e ele sempre topa, mas depois acaba aparecendo uma prioridade e a gente vai empurrando com a barriga, então não vai inaugurar com ele, mas hoje mesmo começa na MS uma seção só de humor&arte, não só de quadrinhos ou piadas, mas uma seção de artes & humores, vamos chamar de MSH&A. Escreva sempre #MSH&A!

Na de hoje, um vídeo sobre a pandemia, não sei quem fez, porque recebi sem a indicação de origem, mas está muito legal, clique na imagem para ver direto na seção.

Não tente adivinhar o acrônimo, não é uma paródia ao filme MASH e tampouco alguma nova personagem pra “barrar” a Malvina Cruela, muito pelo contrário, mas cliquem na palavra e saberão e se nunca viu que tem isso na MS, você caiu aqui de páraquedas ou realmente não gosta de ler 🙂

Para ter caras aqui, do porte de um OTA, a MS precisa de patronos, então espera-se que entendam os novos rumos, mas se não entenderem tudo bem, a revista continua grátis, apenas algumas coisas serão exclusivas de leitores VIP – só por um tempo – depois todos tem acesso. Nada mais justo, já que são eles que irão bancar tanta coisa boa. 

Ah sim… só começa a funcionar a partir de Julho, 1 de Julho, para ser mais exato. Mas se você quer começar agora mesmo a contribuir com a revista, aqui vai um “baita” incentivo: Compre até começar de fato (em 01/07/2020) serão 7 meses de VIP, por apenas R$ 35,00 (trinta e cinco pratas) e ganhe de brinde, completamente grátis um ano de VIP em 2021.

É isso mesmo que você leu, vai ser VIP por quase 2 anos, por 35 pratas… melhor que isso só se a gente pagasse pra você ler a MS… quem sabe, um dia 🙂

E isso é também um brinde para quem leu o texto até o final, pois esta promo vai começar na verdade só em 1 de junho, ou seja no editorial do mês que vem e o preço será R$ 50,00 ao invés de só R$ 35,00.

Pra pagar agora você terá que me chamar no Face, Whatsapp, onde quiser, você que já é leitor sabe onde me achar e se você ainda não é, mas leu tudinho é o tipo de leitor VIP que a MS precisa e este CE, deseja, tenho certeza que acha fácil meus dados de contato. 

E já falei que leitor VIP tem desconto na lojinha, nos cursos, com nossos parceiros? Então veja mais algumas novidades por vir, todas ate 01/07/2020 …

  • MS Publica seu livro em 3 formatos… e-book, PDF e em formato interativo, consulte, em breve anunciamos;
  • MS inicia a publicação de jogos de figurinha em PDF, você poderá jogar ainda durante a pandemia uma versão bem-humorada do jogo F-Zero e o polêmico jogo TRSNFRMDS que foi lançado antes da pandemia e tinha tanta similaradade com ela que preferimos não usar, será relançado… afinal é para respeitar, mas não para ter medo;
  • Voltam as capas da MS, em 01/17/2020 a primeira capa, em formato de poster e a primeira versão em PDF, grátis para leitores VIP;
  • Aguardem as novas editorias, logo os saudosos TKs, MSX e até AMIGA estão de volta…

O que? Você ainda não viu o Canal da MS no Youtube? Ufa! Ainda bem, pois começou todo errado com o curso #PPP, mas isso já está sendo corrigido e logo vem as entrevistas mais porretas que você já viu numa live 🙂 Pensa no velho programa do João Gordo… no Gordo… no Magrão… Ah! Nada disso, te cuidem Youtubers, o porco vai pegar!

Feliz Maio …

Escrevi isso para dona Ignez, quando ela completava seus 79 anos, 5 anos depois deixou de estar aqui e fazem já mais dois que não a vejo, que não liga, mas, como finalizei a frase, com outro sentido… ainda está presente. Feliz Dia das Mães, para ela e todas as demais… eu as amo, sempre!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: