TRANSFORMADOS, O JOGO

CAMPANHA KICKANTE

TRNSFRMDS NO KICKANTE… NÃO ROLOU!

Acompanhe as notícias sobre o lançamento na página do jogo, no Facebook.

O TRNSFRMDS é o primeiro jogo a ser criado nesta versão web da MS. É criação de Divino Leitão e foi lançado ás 17:30 minutos de 29/11/2019 em um crowdfunding muito especial, no Kickante. É campanha tudo ou nada, ou você quer ou não quer, #SimplesAssim.

Ficou claro que era cedo demais para uma versão especial, de colecionador, do TRNSFRMDS e não é preciso sequer esperar a data limite da campanha para saber que não rolou. Já avisei por lá que não deu desta vez. Fica para uma próxima…

Sem problemas, certamente as pessoas não conhecendo o jogo – muitos sequer conhecem o autor –  então não quiseram apostar numa versão para colecionador.

O jogo permanece em desenvolvimento, sendo que a versão em PDF já está sendo entregue aos que aproveitaram a venda no Black Friday e na própria campanha, assim terão tempo de imprimir e jogar antes do Natal ou até dar de presente para alguém.

Este PDF também não será mais comercializado, quem comprou tem o seu, quem não comprou poderá comprar o próximo, mas será diferente no design e em outras pequenas coisas, mas isso eu conto em janeiro, quando se abre uma nova janela de vendas, este ano fechou, acabou… quem comprou meus melhores agradecimentos, quem não aproveitou a oportunidade terá outra em 2020 🙂

As pessoas que adquiriram algo pelo Kickante terão os valores restituídos, porém ganham de brinde o PDF, tanto pela confiança quanto pelo apoio moral, espero que gostem e se divirtam.

O envio das notificações foi por e-mail, caso se encontre entre estas pessoas e por algum motivo não recebeu, entre em contato (formulário no final do texto) que vou descobrir o que houve e enviar imediatamente o arquivo.

É isso… meus maiores agradecimentos a quem se empenhou e apoio esta campanha, vocês foram nota mil!

PROMO BLACK FRIDAY

Na BLACK FRIDAY fizemos uma campanha de venda de PDF do jogo, para as pessoas imprimirem, recortarem e jogarem. O PDF já está com os que adquiriram e se gostarem vão poder jogar no Natal ou dar um presente diferente para quem gosta deste tipo de jogo.

Esta versão é a mesma utilizada no playtest e não será mais comercializada ou enviada, haverá novos PDFs, pois pretendo lançar as primeira versões do jogo sempre neste formato, porém as próximas terão um layot diferenciado.

Em janeiro de 2020 vocês irão conhecer o novo layout, o jogo permanece o mesmo, porém com outra aparência, de acordo com resultados de pesquisa que desenvolvi nos playtests e entrevistas com quem jogou.

VÍDEOS

Alguns vídeos de apresentação do jogo, primeiro o que apresenta o jogo, um pouquinho mais longo, sorry…

Agora umas cenas rápidas do primeiro playtest, com crianças, na escola CRTL+PLAY unidade de Araraquara. Gravadas em 360°.

Aqui uma partida solo, jogando com as pessoas.

O QUE É TRNSFRMDS?

TRNSFRMDS QUER DIZER TRANSFORMADOS…

Você já tinha notato né… nosso cérebro vê coisas que nem entendemos.

Esta criação de Divino vai além de um jogo de cartas, pois foi elaborado para funcionar em diversas plataformas diferentes: tabuleiros, brinquedos, computadores, parque temático na Disney e etc. Segue alguns segundos do primeiro playtest, com filmagem em 360°.

Para quem ama os computadores uma bela surpresa – especialmente aos saudosistas – pois o jogo terá versões para diversos old computers, o primeiro sai para ZX 81 e já está sendo elaborado. Programadores que desejarem fazer uma versão para seu micro preferido, podem entrar em contato para receber autorização e dicas de como fazer.

Uma versão web, que roda em qualquer navegador, está em finalização e esperamos lançar antes do Natal, um presentão da MS e do Clube Tilt.

Até mesmo uma versão live action, filmada em 360° e com interatividade se encontra em planejamento, quer ter uma ideia de como fica isso? Veja este filme aí, de Divino Leitão, feito em 2017, a técnica será a mesma, porém com interação, você vai poder jogar com os personagens.

Como se pode perceber, TRNSFRMDS é um novo conceito em jogos e você está vendo isso nascer.

TRNSFRMDS É APENAS UM JOGO?

Sim, TRNSFRMDS é um jogo, mas por favor, tire da frase o termo: “apenas”… 😉

Um pouco de texto em primeira pessoa, do autor do jogo, Divino Leitão …

Ao longo da vida, fui colecionando aprendizados, isso desde a criação de meu primeiro jogo de computador, nos anos 80 e outros que você nem sabe que fiz. Aposto que também não sabe que além de especialista em informática e outras coisinhas, também sou pedagogo e que adoro trabalhar com crianças.

“Se tem algo que faz a vida valer a pena, é fazer algo para as crianças.” (Divino Leitão)

Basta uma olhada em TRNSFRMDS para perceber que tem foco nas crianças e as primeiras beta-testers do jogo, foram minhas sobrinhas de 7 anos. Se elas aprovam, com certeza é bom. Uma delas, inclusive se encontra empenhada em fazer os desenhos para uma versão – só dela – do jogo, mas falamos disso mais tarde, quem sabe a versão “dela” não vira uma edição especial para crianças.

Curiosamente o jogo não era para crianças, esta “pegada” foi acontecendo ao longo do desenvolvimento.

TRNSFRMDS está longe de ser um jogo que vai agradar apenas as crianças. Hoje mesmo fiquei mais de 2 horas jogando uma partida solo, justamente para encontrar eventuais falhas que a gente só descobre jogando…  E efetivamente encontrei várias, que serão corrigidas assim que terminar este texto. Pórem era para jogar alguns minutos e joguei tanto tempo por um motivo bem simples… foi agradável, mesmo eu estando trabalhando.

Sou suspeito para falar, claro… afinal adoro jogar paciência, adoro palavras-cruzadas e tudo que permita “exercitar o cérebro”, quem não gosta muito disso, talvez não curta TRNSFRMDS.

E não se iluda, achando que estou apenas me auto-elogiando, pois sempre fui meu maior crítico e tenho dezenas de jogos engavetados simplesmente porque não gostei deles. Se não gostasse de TRNSFRMDS sequer ia lançar.

> mode first person end;

POR QUE EXERCITAR O CÉREBRO?

Todos sabem, ou deviam saber, que com o tempo nosso cérebro deixa de produzir neurônios, as sinpses diminuem e começamos a ter diversos problemas, inclusive alguns bem graves.

Muito disso pode ser adiado ou mesmo evitado se exercitamos o cérebro, muitas pessoas usam mão diferente da usual para escovar os dentes ou pentear os cabelos e isso é cientificamente comprovado que ajuda, mas não é suficiente, é preciso ler, pesquisar, fazer coisas que USEM a massa encefálica.

As pessoas que entenderem o jogo, vão perceber inclusive que o conceito por trás de TRNSFRMDS é uma ironia – talvez muito sútil – com o que acontece com todos nós, se não usamos o cérebro, embora a maioria vá logo pensar em Zumbis, mas TRNSFRMDS não tem nada de Zumbi, não tem mordidas, sangue e cara feia… pode até vir a ter, afinal as pessoas gostam disso.

Mas voltando a questão do uso da mente… a melhor forma de exercitar a mente é com atividades mentais, por isso tanta gente solitária curte jogar paciência ou fazer palavras cruzadas e outros tipos semelhantes de quebra-cabeças, ou apenas lêem bastante, há muitas formas de manter o cérebro ativo.

A questão é que isso precisa ser prazeiroso, ninguém vai exercitar a mente se for obrigado a fazer palavras cruzadas ou mesmo ler um livro, um gibi, que seja.

TV, jogos de computador onde o raciocínio não é solicitado, e muitas outras formas de passar o tempo não são os melhores estimuladores para a mente, porque na verdade nos fazem “desligar” a mente, nos transformam em… TRNSFRMDS 🙂

E criança precisa exercitar a mente? Claro que sim, muito mais do que os adultos, a diferença é que o cérebro deles exige isso, eles precisam disso, se uma criança for privada de estímulos sensoriais ela vai ter problemas sérios quando crescer.

Para elas o jogo funciona de uma forma diferente…

Um pequeno “causo”…

Um diretor de Hollywood queria fazer um filme sobre “homens-gato” mas não tinha dinheiro para cobrir todas as despesas, então ao invés de colocar os tais homens-gato nas cenas mais assustadoras do filme, simplesmente deixou a tela escura e colocou apenas os sons. O filme foi um dos mais assustadores da época, as pessoas passavam mal na sala e algumas deixavam o cinema… por mêdo.

Mêdo do escuro? 

Claro que não, mêdo do que a mente é capaz de fazer, se for corretamente estimulada. Isso acontece quando você lê um bom livro que é capaz de fazer sua mente ir para os lugares descritos e viver as sensações que o autor foi capaz de estimular e outras que nem o autor imaginou que fossem capazes de acontecer.

Esta é a ideia por trás de TRNSFRMDS, na sua frente estão apenas cartas ou desenhos, futuramente, alguns brinquedos, mas assim como as crianças são capazes de ir a outros mundos apenas olhando uma gota de água caindo o estímulo correto pode te levar a “entrar” em algo como o País das Maravilhas.

É isso que o jogo vai fazer, as cartas, as regras (muito simples) e sua imaginação é que vão fazer a mágica.

Duvida???

Então, por favor, nos dê o benefício da dúvida, jogue pelo menos uma vez e nos conte o que aconteceu… teremos o maior prazer em ler seu comentário.

MANUAL DO JOGO

Um link com a versão web do jogo já está disponível, clique ou acione o QR Code com seu celular para acessa-lo, porém ele ainda não pode ser jogado, lá tem – por enquanto – apenas as descrições das cartas e um simulador ainda em desenvolvimento, ou seja, não está completo.

Então segue um manual resumido para quem já está com o PDF em mãos e querendo saber como se joga, o vídeo de apresentação do jogo também dá boas dicas e estou preparando outro, mais curto, apenas com as regras do jogo, quando estiver pronto será informado em todos os locais de referência.

A melhor opção para aprender ainda é o simulador pela web, mas este está ainda em desenvolvimento, por enquanto usem este guia rápido:

GUIA RÁPIDO PARA JOGAR

Não precisa ler o manual todo, apenas arrume as cartas, conforme explicado em PREPARAÇÂo e depois siga as etapas da aba COMPRANDO, conforme forem acontecendo novas situações vá checando no manual.

Quando encontrar uma carta de OBJETO ou ALIMENTO apenas arrume-a ao lado do seu quadrado de cartas de pessoas, do lado que preferir, de um lado coloque cartas de objeto e do outro as de alimentos. Se quiser se organizar para jogar mais rápido, coloque sempre as cartas de maior valor (ataque + defesa) por cima das demais. Mas a organização é toda sua.

Quando encontrar uma carta de dinheiro, leia o item DINHEIRO, estas cartas não podem ser guardadas, tem que ser usadas ou devolvidas ao monte.

Para os conflitos, quando decidir enfrentar TRSNFRMDS leia a aba COMBATE.

Se lhe roubarem uma carta de pessoas, leia RESGATAR.

Você pode enfrentar TRNSFRMDS sempre que for seu inicio de turno ANTES de pegar sua CARTA GRATUITA, isso é opcional, exceto se a quantidade de TRNSFRMDS em uma HORDA for maior que a de suas cartas de pessoas ativas, neste caso terá que reduzir o número de TRSNFRMDS até ser inferior ao de suas pessoas ativas e só depois poderá pegar sua CARTA GRATUITA. Se não conseguir fazer isso, terá que passar a vez.

Veja a aba COMBATE, para saber quais cartas vencem.

Após pegar a CARTA GRATUITA ainda pode enfretar TRNSFRMDS que estejam na mesa, para ter direito a pegar mais cartas, será uma a mais para cada TRNSFRMDO que fizer voltar ao MP ou matar.

Se houver TRNSFRMDS mortos na mesa, pense se vale a pena pegar qualquer carta do MP.

Se ficar em dúvida, use o formulário de contato, logo abaixo, em breve haverá um vídeo explicando apenas como jogar.

Separe 4 cartas de pessoas de um DECK BÁSICO que consiste em 25 cartas. (26 para quem adquiriu o PDF).

Todas as outras cartas, de todos os outros decks vão para um monte único, que chamaremos de MP ou seja, o Monte Principal.

Arrume as cartas de pessoas na sua frente, da forma que achar melhor. Recomendo duas em cima e duas embaixo, formando um quadrado.

Quando todos tiverem feito isso sorteiem um jogador para começar e o próximo será o jogador a esquerda do primeiro e assim por diante, no que chamamos sentido horário.

Sua vez de jogar se chama TURNO. Em seu TURNO, cada jogador cumprirá esta sequência:

  1. Fazer uma ação, pode ser negociar com outro jogador, livrar seu time de TRNSFRMDS ou pular tudo isso e simplesmente fazer sua primeira compra de cartas no MP. Depois que comprou a carta não pode fazer mais nada a não ser um segundo ataque, quando houver TRNSFRMDS vivos no centro da mesa. Este segundo ataque é opcional e se fizer pode tirar do MP a mesma quantidade de cartas que a de TRNSFRMDS que enfrentar e vencer. Lembrando que, se no processo matar TRNSFRMDS a mesa estará contaminada e a retirada das cartas pode ser bastante perigosa, veja na aba CONTAMINAÇÃO. O jogador pode, opcionalmente abrir mão do seu direito de pegar mais cartas e neste caso passa a vez em seguida;
  2. Se pegar cartas e qualquer uma delas (ou todas) forem de TRNSFRMD devem ser deixadas no centro da mesa, fazendo parte da HORDA. Caso o local esteja contaminado, as cartas de TRNSFRMDS irão – todas as que foram tiradas – atacar uma carta de pessoa ativa, a escolha do jogador. Se for sua última carta de pessoa ativa, o jogador está em maus lençois, continua a jogar, porém não pode mais pegar cartas no MP e neste caso depende apenas de negociações para permanecer no jogo. Para isso não acontecer é simples, não compre cartas no MP se estiver com uma única carta de pessoa ativa. Pelo menos enquanto houver TRNSFRMDS mortos no local, o risco é muito alto;
  3. Para cada TRNSFRMD que enfrentar e vencer (ATENÇÃO, SÓ SE VENCER) o jogador poderá comprar mais a quantidade de cartas equivalente aos TRNSFRMD que enfrentou, porém não é obrigatório comprar todas. Pode desistir a qualquer momento e passar a vez, caso se considere em risco;
  4. As cartas da SEGUNDA COMPRA são viradas para cima no centro da mesa, para que os outros possam ver o que foi pego. Caso sejam mais cartas de TRNSFRMDS serão deixadas no centro da mesa e então temos uma HORDA de TRNSFRMDS, se for um local contaminado, então as cartas atacam um jogador ativo;
  5. Quando uma HORDA, tiver mais TRNSFRMDS do que o número de cartas de pessoas ativos do jogador da vez este não poderá comprar nenhuma carta, mas pode reduzir o número de TRNSFRMDS e neste caso poderá fazer sua compra da primeira carta normalmente. No entanto não pode passar a vez, se não puder reduzir o número de TRNSFRMDS na HORDA por enfrentamento terá que fugir ou colocar uma carta ativa em sacrifício, exceto se for a última, neste caso pode efetuar a compra da sua primeira carta, mas se houver TRNSFRMDS mortos na mesa enfrenta o risco de ser contaminado e ai vai ficar pendurado no jogo ou depender da boa vontade dos outros jogadores. Isso é possível porque se uma pessoa está sozinha os TRNSFRMDS não conseguem detectar que não está contaminada e não atacam, porém se for a última carta ativa e o jogador arriscar a compra o ataque vai acontecer;
  6. Um local está contaminado quando há TRNSFRMDS mortos nele. Nesta situação o contágio acontece pelo ar, via mucosas da pele, por isso os jogadores deveriam usar proteção, que só virão nos decks extras. O jogador pode arriscar pegar a carta prendendo a respiração e fechando os olhos, mas se pegar um TRNSFRMD será atacado por ele e vai ficar sem cartas de pessoas ativas para jorgar normalmente;
  7. Opcionalmente, nesta situação de ser contaminado, o jogador pode tentar a fuga, usando o indice de fuga da carta, se for possível o seu jogador vai para a área central da mesa, deixando o grupo. A carta que está fugindo fica virada para cima, com os TRNSFRMDS sobre ela. Nesta situação qualquer outro jogador, em seu repectivo TURNO, poderá enfrentar estes TRNSFRMDS e se liberar a sua carta, vai tomar posse dela, aumentando seu próprio time. Veja na aba RECUPERAR como poderá fazer a carta de pessoa voltar a seu time;
  8. Que fique claro, que qualquer ação de qualquer jogador em seu turno deve ser feita ANTES de tirar a primeira carta, depois que tirar só poderá atacar os TRNSFRMDS da mesa – quando houver algum – nunca os que estão em perseguição ou contaminação.
  9. Após um jogador passar a vez, volta-se ao item 1 desta lista, porém com o próximo jogador.  

A carta de DINHEIRO é única e especial e pode trazer boa ou má sorte, será considerada boa sorte quando o jogador pode usa-la. Mas se não houver como, terá que passar a vez e tem que passar o turno. Exceto pelas ações que tenha feito antes de tirar a carta. Seu uso é opcional, se preferir não utilizar a carta neste momento, devolve-a para o fundo do MP e passa a vez.

O dinheiro não tem muito valor neste mundo diferente, porém ainda serve para comprar algumas ações contra os TRNSFRMDS. A seguir as coisas que se pode fazer com dinheiro. Apenas uma delas por uso e ao fazer, a carta de dinheiro será retirada do jogo. Só tem uma carta destas em cada deck, portanto num jogo com 4 jogadores há 4 cartas de dinheiro, não mais. Use com bom senso.

O que pode fazer com dinheiro (somente uma das opções por carta):

  1. Eliminar do jogo o monte de TRNSFRMDS mortos. Ao fazer isso todas as cartas deste monte vão para um outro monte, de cartas eliminadas do jogo e não voltam nesta partida;
  2. Salvar uma pessoa em fuga dos TRNSFRMDS que a perseguem. A pessoa vai para o time do jogador e os TRNSFRMDS voltam para baixo do MP. Pode ser qualquer pessoa, de qualquer time, desde que esteja em fuga;
  3. Pode desfazer uma HORDA, ou seja, se houver TRNSFRMDS na mesa, todos voltam ao mesmo tempo, para baixo do MP;
  4. Pode acordar todas as pessoas de seu time, que estejam neste estado, veja porquê. na aba COMBATE);
  5. Pode oferecer a carta aos demais jogadores, gratuitamente ou em modo leilão. Assim como optar por devolve-la ao MP. Caso faça a oferta e alguém aceite esta pessoa pula todos os jogadores e o TURNO passa a ser desta pessoa. No entando a troca ou doação só pode ser consumada se o outro jogador estiver em condições de usa-la naquele momento e no caso de doação a prioridade é para a pessoa mais próxima do jogador da vez, ou seja, se mais de um se interessar pela carta, os mais a sua direita tem prioridade. Se for proposto um leilão, os jogadores interessados fazem suas ofertas e o jogador da vez decide qual aceitar. Se propor um leilão o jogador com a carta de dinheiro tem obrigatoriamente que aceitar uma oferta, se houver apenas uma, a carta será deste proponente. Uma vez oferecida a carta o jogador da vez não pode voltar atrás, exceto se todos recusarem a oferta, neste caso a carta de dinheiro volta para o fundo do MP e o jogador passa o TURNO para o próximo. Esta é a única situação em que a carta de dinheiro não sai do jogo. se for utilizada em qualquer outra situação, ela sai do jogo;

As regras de combate valem tanto em conflitos contra TRNSFRMDS quanto entre cartas de pessoas, nas ocasiões em que um jogador puder atacar o time de outro, veja na aba RECUPERAR como isso pode ocorrer.

Para determinar o vencedor de um combate é necessário somar os valores de ATAQUE e DEFESA, o valor maior simplesmente ganha, independente dos demais indicadores. Porém pode ocorrer o EMPATE e neste caso deve ser efetuado um DESEMPATE e se não for possível o combate é anulado, sem vitória para nenhum lado.

Para o DESEMPATE é usado o indicador de vitalidade (coração) lembrando que se nas cartas utilizadas houver um indicador de coração quebrado o valor deve ser descontado do indice de vitalidade daquele jogador. Se ainda assim permanecer o empate, anula-se o combate, porém as cartas de pessoas envolvidas entrarão em estado de desmaio, devido ao esforço.

O estado de desmaio acontecece sempre que uma das cartas de pessoas tem que se envolver em combate. Perder nem entra em questão, já que se acontecer, a pessoa morre e a carta sai da partida. Preste atenção em suas cartas antes de entrar ou aceitar um combate, não há retorno para cartas de pessoas mortas.

Para representar o estado de desmaio a carta de pessoa deve ser virada para baixo. Nesta situação está inutilizada e não pode ser usada no jogo. Para sair deste estado pode ser usada a vacina dos alimentos, que precisa ser maior (sempre maior, igual não vale) que o indice de vitalidade da pessoa (o coração). Se empatar, veja o índice de coração quebrado, como ele reduz a vitalidade da pessoa, serve como item de DESEMPATE, a favor da carta de pessoa. Opcionalmente pode sair deste estado com o uso da carta de dinheiro.

Se acontecer de todas as cartas de um jogador entrarem em estado de desmaio ele continua no jogo e em seu turno continua a tirar cartas, mas não poderá fazer a segunda retirada, por estar impossibilitado de usar seus jogadores e se na primeira houver TRNSFRMDS mortos, contaminando o local nem mesmo poderá retirar a primeira carta, terá que passar a vez até que o local seja descontaminado por alguém que tire uma carta de dinheiro.

Uma outra opção pode ser usada, este jogador pode negociar com os demais o “empréstimo” de um jogador ativo. Neste caso pode negociar a situação. A oferta pode partir na sua vez de jogar, para um jogador de cada vez, se este recusar, simplesmente o jogador passa a vez.

Há duas situações onde os jogadores podem se enfrentar diretamente com as cartas de pessoas.

A primeira é quando um dos jogadores do seu time for sequestrado para outro time. Em seu TURNO o jogador que se sente prejudicado pode solicitar seu jogador de volta, por “bem” ou por “mal”.

Se decidir negociar, pode oferecer algo pelo jogador e na recusa poderá atacar o time adversário, que deverá destacar um campeão, devidamente armado e reforçado com alimento, ou só com a sua força natural.

A vitória com uso de armas pode resultar na morte da carta de jogador. A vitória com uso de apenas força natural, ainda que completada com alimentos, resulta na derrota, ambos devem entrar em estado de desmaio e nada acontece.

O jogador volta para o time apenas se o desafiante vencer, seja por morte ou vitória moral. Se o desafiante perder a consequência é apenas o que pode acontecer com seu campeão, na melhor das hipoteses, sai desmaiado.

NOTA: O jogador que está se defendendo não pode usar na disputa, o jogador do time que é a razão da disputa, já que sendo originalmente do outro grupo não vai querer enfrentar seus velhos companheiros. Ele ficará neutro e segue com quem vencer.

O que pode acontecer é o jogador desafiado preferir deixa-lo ir do que enfrentar o adversário, mas uma vez iniciado o enfrentamento não há volta.

Se o jogador do time que está com o jogador do time adversário quiser, também pode devolver o jogador ao time original expontaneamente, na hora da ação de seu turno. Porém ao fazer isso, perde a vez e tem que passar o TURNO.

FORMULÁRIO DE CONTATO

Por gentileza, use este formulário apenas para assuntos a respeito deste jogo ou das campanhas associadas ao mesmo. Obrigado!

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Divino C. R. Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

Uma resposta para TRANSFORMADOS, O JOGO

  1. Pingback:Vem ai 2020… – Revista Micro Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *