AVENTURA SOLO

TAMBÉM CONHECIDO COMO “LIVRO JOGO”

Nos anos 60/70 um estilo de livro diferente chegou ao mercado norte-americano e nos anos 80 um best seller da área, tornou famoso este estilo de livro, onde não se lê as páginas linearmente, mas sim a partir de escolhas do leitor.

O livro em questão é “O Feiticeiro da Montanha de Fogo”, que deu início a uma série chamada “Aventuras Fantásticas”, originalmente denominada Fightinhg Fantasy e que revolucionou o mercado.

Este livro juntou conceitos de RPG a simples leitura e apesar de todas as decisões possíveis na aventura já tenham sido tomadas pelo autor é a forma de jogar do leitor que permite chegar a diversos finais. O autor é ninguém menos que Steve Jackson, que revolucionou os RPG com um conceito próprio de jogar, neste volume fez parceria com Yan Livingstone. O livro teve diversas edições no Brasil e ainda pode ser encontrado em lojas on line, como a Estante Virtual.

A Jambô editora publicou toda a coleção no Brasil, a partir de 1987 e por um tempo estes livros foram um tremendo sucesso.

Aos poucos os livros foram cedendo espaço tanto aos jogos de RPG, que eram praticados por grupos ao invés da solitária leitura e também pelos jogos de computador, cada vez mais populares e atrativos.

LIVRO OU JOGO?

Não são apenas livros que optaram por este formato, também surgiram Histórias em Quadrinhos que fizeram muito sucesso, como por exemplo o “quadinho-jogo” Captive.

É livro, pode ser HQ, mas também é jogo, consegue reunir o melhor da literatura com a diversão, estimula ainda mais a imaginação e torna o ato de ler uma verdadeira aventura, sem contar que é um estímulo à leitura, tão em falta entre as crianças.

Também pode ser educativo, imagine se ao invés de ler um manual, uma pessoa puder ler sobre um assunto de forma lúdica e aprendendo algo, que pode ser de uma matéria escolar a um treinamento empresarial.

Até mesmo os Trapalhões publicaram alguns quadrinhos-jogo muito legais e muitos autores nacionais fizeram excelentes trabalhos originais.

ADAPTAÇÃO DE LIVRO JOGO PARA COMPUTADOR

Os computadores ainda não eram tão populares nem tão portáteis como são nos dias atuais, mas não demorou para começarem a surgir ferramentas nesta área. Um dos pioneiros a criar algo neste sentido foi o Renato Degiovani, que criou um sistema próprio para criar livro jogo.

Este porco escrevinhador usou bastante o sistema e pelo menos duas aventuras completas foram criadas, uma delas chamava-se “Sábado 14” uma sátira ao filme “Sexta-Feira 13” onde o Jason “faz a festa” com os imprudentes jogadores. Outro jogo, também de minha criação foi “Encurralado”, que basicamente reconta a história do filme “Duel” de Steven Spielberg, seu primeiro sucesso no cinema.

Nenhuma destas criações está disponível em seu formato original, podem até estar perdidas em algum repositório de jogos, mas a boa notícia é que ambas estão sendo adaptadas para uma evolução do antigo Criador de Livro Jogo do RD, nada menos que um sistema chamado Artur, que usa IA em seus conceitos e até mesmo ajuda candidatos a autores a criar seu próprio livro jogo.

RD, sempre evoluindo foi melhorando o sistema de Livro Jogo e chegou a um sistema muito mais eficiente, o Micro Aventuras, mas o Artur é uma simplificação do processo, feito para iniciantes, para a leitora que tem imaginação ou o leitor que está com uma ideia na cabeça, mas não está com vontade de aprender programação… ainda!

A MICRO SISTEMAS E OS LIVRO JOGO

Entre as novidades que a MS está apresentando ao leitor em sua nova fase, está a produção – e venda – de alguns produtos inovadores.

O primeiro deles está ainda em fase de produção, chama-se “Pequenos Porquinhos” e muito em breve estará disponível e com uma novidade muito bacana, que é colocar o leitor na história. Isso mesmo, além de jogar você será o personagem da história e ainda poderá colocar alguns amigos para fazerem parte da aventura. Apenas aguarde para ver isso, pois é algo inédito.

Nossos produtos podem ser impressos pelo próprio usuário ou entregues já impressos, em quantidades à escolha do comprador, mas também estarão disponíveis para jogar no celular, no computador, na Smart TV e até na geladeira, qualquer equipamento que tenha um navegador vai rodar o sistema.

Se você quiser saber em primeira mão desta e outras novidades, preencha o formulário a seguir e estará em uma fila VIP que receberá informações antes de qualquer outro.

Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Divino C. R. Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *