Crie o seu Primeiro Programa no Web MSX com a Linguagem Basic

Não há nada melhor do que o Web MSX para aprender a programar  em Basic ou rodar aqueles jogos clássicos.

O Web MSX foi criado por Paulo Peccin e é o melhor emulador online que existe, além disso é possível escolher a versão do MSX que vai utilizar.

Criei um vídeo para que você entenda como criar um programa em linguagem Basic, usei o site File-Hunter que usa o Web MSX.

Escolhendo a versão do MSX

Você sabe a versão do MSX que vai usar ?

Se não sabe, tudo bem, deixe o que aparece como padrão, mas se quiser pode escolher clicando no link de configurações (o desenho de uma catraca), veja a seguir as opções.

  • MSX turbo R America (NTSC)
  • MSX turbo R Europe (PAL)
  • MSX turbo R Japan (NTSC)
  • MSX 2+ America (NTSC) – aparece como padrão
  • MSX 2+ Europe (PAL)
  • MSX 2+ Japan (NTSC)
  • MSX2 America (NTSC)
  • MSX2 Europe (PAL)
  • MSX2 Japan (NTSC)
  • MSX America (NTSC)
  • MSX Europe (PAL)
  • MSX Japan (NTSC)

Estas diferentes opções acontecem porque o MSX teve quatro gerações no total e o mais famoso/comentado é o MSX Turbo R, mas isso não significa que seja o melhor.

De uma geração para outra, MSX1 para MSX2, o padrão se manteve, mas com mudanças como o processador de vídeo (VDP) para aumentar o número de cores e resolução, mudanças no Basic, entre outras.

A mudança do MSX 2 para o MSX turbo R foi mais radical, o processador Z80 deixou de ser utilizado e entrou o R800, que é um processador de 16 bits.

Os usuários de MSX mais atentos aos detalhes comentam que a mudança para o turbo R não foi das melhores, foi atrasada e fora do tempo.

Já o MSX2 Plus é o que possui mais compatibilidade com jogos, aplicativos e som, enfim, existem diferenças e apreciadores de todas as versões.

Como Usar o Web MSX programando em Basic

Além da galera que gosta dos jogos existem também os apaixonados pelo Basic que já vinha instalado no MSX e foi amplamente utilizado.

Era muito difícil alguém usar um computador MSX e não aprender pelo menos o básico do Basic.

Como hoje em dia só é possível encontrar estes computadores na mão de colecionadores ou a venda no eBay e/ou no Mercado Livre, o Paulo Peccin teve uma excelente ideia e criou um emulador online.

O Web MSX, lá você pode criar programas em Basic, salvar no seu computador e utilizá-los sempre que quiser, e melhor, pode utilizar em qualquer computador conectado na internet.

No vídeo acima eu mostro como criar um programa simples em Basic, salvar e depois abri-lo, mesmo assim deixarei logo a seguir um pequeno código que você pode usar para testar.

COMO PROGRAMAR NO WEB MSX
Código extraído do livro Curso de Basic MSX Volume 1

Basta digitar da linha 10 até a linha 90 e depois digitar run.

como programas em Basic no MSX
Resultado do código digitado.

Caso queira baixar o livro utilizado, clique aqui

Este foi um pequeno exemplo e é possível criar programas para diversas finalidades no Web MSX, além de jogos para a sua diversão.

Acompanhe o trabalho da Revista Micro Sistemas.

Aproveite e inscreva-se no curso de Adventures

Obrigado pela visita !

Ricardo Sierban

Sou amante de retro computação, retro programação, marketing, ficção científica, literatura e outros assuntos que venham a agregar na minha vida e vida de outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: