HASHTAGS
“Um # sozinho não faz indexação.” (Divino Leitão) Não resisti a piadinha, mesmo porque queria destacar que CP usam o termo sem sequer saber para que serve. Este simples conceito, permite indexar termos de busca em redes diferentes, de uma forma bastante precisa e eficiente. Existem umas poucas regras, não oficiais, porém aceitas de forma geral: Apesar de não ser uma regra, recomenda-se não usar mais que 6 palavras em uma hashtag, para não dificultar a leitura das mensagens. Também é útil para facilitar a fixação da mesma.
Alguns (des)influenciadores digitais usam quase uma centena de hashtags em seus posts, entendendo que vão “aparecer” mais para eventuais públicos ou serão mais facilmente localizados. O que não percebem é que o uso de muitas hashtags faz com que se perca justamente o espírito mais interessante de seu uso, que é a exclusividade. Se usamos muitas variações, ainda que das mesmas palavras, vai ocorrer o contrário do esperado. Tanto é assim que o Twitter, que iniciou o uso das mesmas, recomenda no máximo três hashtags em um post. Pode-se usar mais, porém é preciso usar #BomSenso. Escrever #REVISTAMICROSISTEMAS ou #RevistaMicroSistemas e ainda #Revista_Micro_Sistemas e mais #MICRO_SISTEMAS seria pura tolice, porque ao invés de destacar o termo estará apenas dificultando encontrá-lo. Não existe forma certa, mas optamos por usar oficialmente #RevistaMicroSistemas. Poderiamos usar também #MS, ficaria mais elegante e fácil de lembrar, porém MS é sigla do estado de Mato Grosso e de muitas outras coisas, então reservamos MS apenas para os textos da própria revista, os mais íntimos vão entender. A seção de Dicas de nossa revista ganhou inicialmente a hashtag #MSdicas, porém uma simples pesquisa verificou que outras pessoas já estavam usando para outras coisas, então pesquisamos até encontrar #DicasMicroSistemas, não é o melhor nome, mas é único e se alguém vier a usar vai apenas fazer propaganda gratuita para a gente, pois começamos primeiro. Podemos brincar a vontade com fonemas e usar truques semânticos, para formar palavras mais sonoras e de leitura fácil, mas é preciso fazer isso com cautela, lembrando que o que é piada no Brasil pode ser um insulto grave em outro idioma, então é preciso pensar bem antes de aplicar uma hashtag em um produto, por exemplo. Nomes muito extensos, palavras difíceis de lembrar podem induzir ao erro e se a pessoa escrever a hashtag errado a indexação será prejudicada, portanto criar uma boa hashtag é uma arte. #SeFizerErradoPagaMico. Usar de forma distraída pode virar um #TiroNoPé ou melhor dizendo, #TiroNoPe, ou #TiroNoPeh, lembrando que acentos são considerados caracteres especiais e não vão funcionar em muitos lugares, então evite acentos. Como se pode ver… nada é tão #SimplesQuantoParece.
As hashtags se tornaram universais, por terem sido bem aceitas em praticamente todas as redes sociais. Os termos em inglês, e também as siglas costumam ter excelente aceitação, porque podem ser entendidos em muitos lugares, seu uso extrapolou a internet, passaram a incorporar termos do idioma ou cartazes e são muito utilizadas em publicidade. Uma hashtag funciona como metadados mas de forma diferente, pois enquanto estes ficam escondidos nos textos, as hashtags ficam aparentes, criando maior interação com o usuário, por isso se tornaram tão populares e se tornaram até mesmo uma forma de grafismo. Sua maior vantagem em redes de informática, é facilitar encontrar assuntos de seu interesse em buscas mais específicas do que pesquisar apenas por palavras-chave, já que por ser definida pelo criador, uma hashtag pode ser muito exclusiva, #SQN, pois em alguns casos, o objetivo é justamente ser genérica, #QuerQueDesenhe ? Programas de rádio e TV, que buscam maior interação com a Internet usam o recurso direto, pois isso permite encontrarem seguidores em diversas redes sociais diferentes em tempo real, enquanto divulgam o programa. Campanhas publicitárias já entenderam o #PoderDasHashtags faz tempo e usam de forma muito eficiente, tanto para divulgar quanto para encontrarem as pessoas que participam delas, sem necessariamente terem que conduzir as pessoas a um formulário ou algo parecido. Quer um exemplo? Compartilhe esta matéria na Internet e adicione a seguinte hashtag: #AprendiUsarHashtagNaMicroSistemas Vamos acompanhar a hashtag acima quando ela chegar a mil compartilhamentos únicos, somando todas as redes sociais, vamos fazer um sorteio inédito entre os que fizeram o compartilhamento e escrever uma nova matéria, mostrando como se faz isso. CONCLUSÃO A hashtag é uma ferramenta fantástica, seu uso não depende deste ou daquele aplicativo, pode ser usada por qualquer pessoa e sua eficiência pode ser auferida com facilidade. Como meio de comunicação é muito interessante porque as pessoas entendem o sentido apenas lendo o texto de uma hashtag bem estruturada e fixam facilmente o grupo de palavras. #NaoUsaQuemNaoQuer ou melhor dizendo: #UsaQuemSabe 🙂