Jogos de PC anos 80 – Vivos até hoje !

Jogos de PC anos 80 é um assunto sempre em alta na internet, contudo, antes da era PC já existiam jogos para computador de muito sucesso.

Hoje em dia os jogos de PC confundem-se com jogos de console, o que é muito bom, já que as opções são variadas e para todos os gostos.

Não podemos esquecer que praticamente qualquer jogo de pc anos 80 pode rodar em computadores, afinal os emuladores e roms estão ai para nos ajudar neste ponto.

O assunto é vasto e daria para escrever um artigo para cada jogo, por hoje será um apanhado geral e na sequência mais conteúdo será postado.

É sempre bom lembrar que mesmo com a existência de jogos modernos diariamente aparecem interessados nos jogos de pc anos 80, geralmente filhos de pais que viveram esta época.

Basta lembrar que recentemente foi lançado (em edição limitada) o Atari FlashBack e foi um sucesso, jogos como Adventure, Asteroids, Centipede, Space Invaders, entre outros, já vem instalados.

O Atari VCS é outro produto fantástico, é um hibrido de PC e console, traz um controlador moderno sem fio, um joystick clássico sem fio e 100 jogos clássicos de Arcade e console Atari.

A linha de jogos para MSX também marcaram a sua época e pode acreditar, existe uma comunidade de fans ativa, bem como novos adeptos chegam todos dias.

Depois desta breve introdução vamos aos jogos de pc anos 80, continue lendo a aproveite o conteúdo .

Jogos de PC anos 80 – PAC MAN

PAC-MAN – Fonte da Imagem: Por User Solkoll (JPG) User Balthazar (SVG) – Jag Skapade (JPG) Balthazar (SVG), Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4134223

O ano era 1980 e Toru Iwatani, designer de jogos japoneses, queria desenvolver um jogo que se assemelhasse a um desenho animado.

O lançamento do jogo foi em 22 de maio de 1980 e a ideia do jogo ocorreu durante um jantar com amigos aonde uma pizza, faltando uma fatia, parecia uma boca aberta.

O personagem teve o nome de Puck-Man, que vinha do termo japonês paku-paku, que significa boca de alguém abrindo e fechando.

Em 1980 a Bally comprou os direitos dos E.U.A e o personagem foi rebatizado para PAC-MAN.

Mecanica do jogo e personagens

PAC-MAN foi o primeiro jogo a apresentar a mecânica de “Power-UP” , é quando mais poder é concedido temporariamente.

As pílulas energéticas permitem que o personagem possa devorar os fantasmas, que o perseguem e são a causa da sua morte.

Os fantasmas também possuem os seus nomes, são eles, Blink (o vermelho), Pink (o rosa), Inky (o azul) e Clyde (o laranja).

Tetris – O jogo do empilhamento

Jogos pc anos 80 - Tetris
Tetris – Fonte da Imagem: https://imgur.com/

Este jogo foi lançado em junho de 1984 e foi um dos primeiros itens de exportação de sucesso da antiga União Soviética, foi desenvolvido por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov.

Tudo começou quando Pajitnov conheceu o quebra cabeças Pentaminó (possui 5 quadrados) e resolver criar uma versão para computador, removeu um dos blocos do jogo e chamou-o de Tetris (quatro em grego).

Parjitnov percebeu o potencial do jogo quando ele mesmo não conseguia parar de jogar, antes mesmo de terminar o desenvolvimento do jogo.

Histórico do Tetris

Passados vários anos as pessoas jogam Tetris até hoje , sendo que não é incomum encontrar pessoas jogando Tetris pelo celular no metrô, no ônibus e no trabalho (sempre que possível).

Uma curiosidade é que em 1993 o Tetris foi jogado no espaço, na estação espacial MIR, sendo que o jogo ficou 196 dias a bordo da estação e deu 3 mil voltas ao redor da terra.

Em 2014 um grupo de psicólogos defendeu que jogar Tetris diminui o desejo de consumir bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos calóricos.

Jogos de PC anos 80 – Prince of Persia

Principe da Persia
Principe da Persia – Fonte da imagem: Wikipedia

Aqui está um dos jogos mais amados, Prince of Percia e apesar de ser um jogo em 2d o jogo evoluiu e existe uma série com jogos tridimensionais.

Logo após o primeiro jogo em 1989, Jordan Mechner criou uma sequência em 1995 para DOS, Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame.

Na sequência o jogo foi lançado para Macintosh, Megadrive e Super Nintendo, mais tarde a Ubisoft comprou os direitos da série e lançou mais um título, Prince of Persia: The Sands of Time.

Além disso existe um filme, baseado no jogo, que foi lançado em 2003.

Lista de jogos Prince of Persia – Série Principal

Fonte Wikipedia

Título Ano Plataformas
Prince of Persia 1989 Apple II, MS-DOS, Amstrad CPC, GB. GBC, NES, Commodore Amiga, Atari ST, ZX Spectrum, MAC OS, SNES, Mega-CD, Mega Drive, Game Gear, Game Club
Prince of Persia2: The Shadow and the Flame 1994 MS-DOS, MAC-OS, SNES, XBOX
Prince of Persia 3D 1999 Microsoft Windows, Dreamcast
Prince of Persia: The Sands of Time 2003 Playstation2, Xbox, Game Club, Game Boy Advance, Microsoft Windows, Celular
Prince of Persia: Warrior Within 2004 Xbox, Game Club, Playstation2, Microsoft Windows, Celular, Iphone
Prince of Persia: The Two Thrones 2005 Gamer Club, Playstation2, Xbox, Mac OS x, Microsoft Windows, Celular
Prince of Persia: Ghosts of the Past 2008 Playstation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, Mac OS X, Celular
Prince of Persia: The Forgolten Sands 2010 Playstation 3, Xbox 360, PSP, PC, Nntendo Wii, Nintendo DS, PC Microsoft Windows, Celular
Prince of Persia: The Sands of Time Remake 2021 Playstation4, Xbox One, PC

River Raid

Jogos de pc anos 80 river raid
River Raid – Fonte da Imagem: Tech Tudo

Jogo de video game para o console Atari 2600, mas que também é jogado em computadores, criado por Carol Shaw da Activision em 1982.

É um clássico e um dos jogos mais populares do seu tempo, sendo que a versão para atari 2600 vendeu 1.000.000 (um milhão) de cópias, sem contar as cópias não autorizadas e cartuchos com vários jogos.

O jogador controla um avião que sobrevoa verticalmente um rio com navios, helicópteros e aviões inimigos, o nível de dificuldade é progressivo.

A velocidade é regulada pelo jogador e é necessário reabastecer através dos tanques espalhados pelo caminho.

Inovações, sequências e remakes

River Raid foi um marco de inovação para a época e o jogo tem diferentes velocidades para o controle do avião, diminuindo e/ou aumentando a velocidade, colidir com objetos e reabastecer.

Hoje em dia pode parecer simples o que faz o River Raid, mas para época era sensacional, afinal estávamos acostumados a jogos com pontinhos desenhados nas telas.

Além do avião haviam barcos parados, barcos que se movimentavam aleatoriamente, helicópteros e o avião kamikaze que cruzava a tela com rapidez.

Diz a “lenda” que o final do River Raid é um mito, mas há relatos de que ele existe e quando o jogador chega até o final o avião explode.

River Raid foi portado para todos os sistemas da época, como Atari 2600 e MSX, existiram outras versões para Colecovision, Atari 5200, Commodore 64 e Television.

No ano de 1988 a Activision lançou o River Raid II, pragramado por David Lubar, tinha gráficos melhores e níveis maiores de dificuldade.

Donkey Kong (D.K.)

DonkeyKong - Fonte da imagem: Wikipedia
Donkey Kong – Fonte da imagem: Wikipedia

D.K. não pode faltar quando o assunto é Jogos de PC anos 80, criado por Shigeru Miyamoto, é o primeiro jogo da série e foi lançado em 1981, tratava-se de um mini-game aonde o Donkey Kong sequestra uma mulher (Pauline), tornando-se inimigo do Jumpman.

O Objetivo do jogo é fazer o Jumpman pular, desviando-se de obstáculos que vêm em sua direção.

D.K. foi o primeiro jogo estilo plataforma, algumas vezes chamado como o primeiro jogo de plataforma da história.

Breve História do Donkey Kong (D.K.)

Em 1981 o jogo foi lançado através da Nintendo e da Coleco que desenvolveu o programa para console, no ano seguinte foi lançado o D.K. Jr.

Em 1994 foi lançado o D.K. Country, produzido para o console SNES e apresentava gráficos nunca vistos em uma plataforma de 16 bits.

Nos anos seguintes foram lançados D. K.2 e D.K.3.

Em 1999 foi lançado o Donkey Kong 64 para Nintendo 64 e em 2003 a Nintendo lançou o Donkey Kong Jungle Beat e neste jogo o jogador deve batucar no bongo controller, em vez e pular ou esmagar objetos.

Em 2010 a Nintendo, junto a Retor Studios lança o Donkey Cong Country Returns, e modificações foram feitas como a ausência dos répteis e as fases sob a água.

Doom

Jogos de pc anos 80 doom
Doom – Fonte da imagem: Wikipedia

Série de jogos que gira em torno das aventuras de um fuzileiro espacial que trabalha para o UAC (Union Aerospace Corporation).

O jogo caracteriza-se pela luta contra demônios e mortos-vivos, a fim de salvar a raça humana e desde o seu lançamento já foram vendidas mais de 10 milões de cópias.

Jogos Doom série principal

Doom: Lançado em 1994 pela id Software, combina gráficos 3d com personagens 2d, este jogo tornou-se muito popular com a sua versão shareware, estima-se que foi jogado por mais de 15 milhões de pessoas.

Este jogo protagonizou a popularização dos jogos em rede e permitiu expansões criadas pelos jogadores, o sucesso do jogo influênciou o lançamento de novos jogos nos anos 90.

Doom II Hell or Earth:  Lançado originalmente para IBM-PC em 30 de setembro de 1994 é a sequência do já conhecido Doom.

A partir do Doom II o jogo segue uma ordem linear de 32 mapas e não somente episódios como na primeira versão.

Doom 3: Foi inicialmente lançado para Windows e Linux em 2003 e recebeu também versão para Mac OS.

A trama é parecida com o Doom original e a história fala sobre um fuzileiro espacial enviado para uma missão em Marte, como novidade foram introduzidas cenas de animação que dão contexto as ações do jogador.

A história começa com a descoberta de ruínas subterrâneas e sinais mostram que em tempos passados marcianos desenvolveram uma tecnologia de teletransporte.

Mensagens de texto, voz e vídeo estão espalhadas pelo jogo mostrando a preocupação da população, parecido com jogos como Aliens x Prepador 2 e System Shock.

O jogo tem como objetivo passar pelos labirintos cheios de monstros procurando a entrada para o próximo nível.

Doom (2016): Este é o quarto jogo da sério Doom e o primeiro grande jogo lançado, desde o Doom 3, é um jogo rápido e envolve navegação de ambientes, diferentes tipos de armas e a capacidade de realizar execuções especiais.

Doom Eternal: Lançado em 2020 para Google Stadia, Microsoft Windows, Playstation 4 e Xbox One.Os jogadores assumem o papel de Doom Slayer (antigo guerreiro que luta contra as forças demoníacas).

Existem novos tipos de inimigos como o Marauder e o Doom Hunter e o Doom Etermal recebeu críticas favoráveis , recebeu elogios sobre a campanha, gráficos, design, combate, trilha sonora e sobra as melhorias apresentadas em comparação ao jogo anterior.

Karateka

jogods pc anos 80 - karateka
Karateka – Fonte da imagem: Wikipedia

Criado em 1984 por Jordan Mechner (criador de Prince of Persia) para o Apple II, tornou-se um clássicoe foi o primeiro grande sucesso do seu idealizador.

O jogo se passa no Japão Feudal, próximo ao monte Fuji e começa com a imagem da fortaleza do maligno Akuma, que aprisionou a princesa Mariko.

O jogador deve enfrentar a guarda do palácio, a águia treinada de Akuma e entrentar o próprio Akuma para libertar a princesa.

O jogo, posteriormente, foi adaptado para Amstrad CPC, Atari 800, Commodore 64, DOS e ZX Spectrum.

Penguin Adventure

Jogo de ação e aventura lançado pela Konami em 1986, marca a estreia do designer de jogos Hideo Kojima, que foi o assistente do projeto.

A história é sobre um pinguin que tem que levar para casa uma maça dourada para curar a Princesa Pinguin.O jogo apresenta vários níveis como floresta, níveis de gelo, níveis baseados em água, cavernas e níveis bônus no espaço sideral.

A versão para MSX foi relançada em diversas plataformas como Playstation, Sega Saturn, entre outras.

Vampire Killer

jogos pc anos 80 - vampire killer
Vampire Killer – Fonte: Wikipedia

Este aqui é de 1986, lançado no Japão, Europa, Brasil e produzido pela Konami, foi uma produção desenvolvida em paralelo com o jogo original, o Castlevania.

Embora a forma de jogar seja diferente do Castlevania, os dois jogos compartilham a trilha sonora, inimigos, personagens e locais.

Para seguir no jogo é necessário adquirir bone keys nas salas do castelo, com isso é possível abrir outras salas, pode-se encontrar pelo caminho, atrás de paredes destrutíveis, os comerciantes vendendo itens ao jogador.

Aleste

Jogos PC anos 80 - Aleste
Aleste – Fonte da Imagem: Wikipedia

Neste video game, desenvolvido para MSX2 e Master System, a história refere-se ao supercomputador artificial DIA 51, que foi infectado por um vírus.

O vírus espalha-se rapidamente e pode destruir a raça humana, mas o lutador Aleste, é quem deve destruí-lo, principalmente depois que Yuri, a namorada de Ray, se machuca.

Em 1989 outra versão do Aleste também foi lançada, para MSX2, apresentava dois novos estágios, novas cenas e dificuldade reduzida.

Série de jogos Aleste:

  • Aleste Gaiden (MSX2 – 1989)
  • Aleste2 (MSX2 – 1989)
  • Musha Aleste (Mega Drive – 1990)
  • GG Aleste (Game Gear – 1991)
  • Super Aleste (SNES – 1992)
  • Denin Aleste (Mega-DC – 1992)
  • GG Aleste II (Game Gear – 1993)
  • GG Aleste III (Game Gear Micro – 2020)
  • Aleste Branch (TBA)

Space Invaders

Jogos PC anos 80 - Space Invaders
Space Invaders – Fonte da Imagem: Wikipedia

Jogo de Arcade criado em 1978 por Tomohiro Nishikado, fabricado e vendido pela Taito, no Japão, foi licenciado nos EUA pela divisão Midway de Bally.

O objetivo do jogo é destruir alienígenas que descem pela tela atirando com um laser e ganhar o máximo de pontos possível.

Quando o assunto é jogos de pc (e fliperamas) anos 80, Space invaders é considerado um dos mais influentes de todos os tempos e ajudou a expandir a indústria de video games.

Foi a inspiração para vários video games e designers de jogos, sendo portado e relançado de várias formas.

Mais detalhes do jogo

Funciona com um atirador que controla um canhão de laser, movendo-se horizontamente na parte inferior da tela, o jogador ganha pontos atirando em alienígenas que caem.

Os alienígenas tentam destruir o atirador lançando projéteis, o jogador é protegido por bases que vão sendo destruídas ao longo do jogo.

Como na época os microcomputadores no Japão não eram poderosos Nishikado projetou o próprio Hardware e as ferramentas para o desenvolvimento do Space Invaders.

Mesmo com a simplicidade a música do Space Invaders, na época, foi revolucionária para a indústria de jogos, a música interage com as emoções do jogador.

Já nos primeiros meses, após o seu lançamento, Space Invaders tornou-se popular e a versão de 1980, do Atari 2600, foi o primeiro licenciamento oficial de um jogo.

Vários clones foram feitos como o Super Invader (1979) e o TI Invaders (1981).

Amazonia – Um marco nos Jogos PC anos 80

jogos pc anos 80 - amazônia
Amazônia – Fonte da imagem: Drops de Jogos

 

Este é o jogo mais importante de todos (principalmente para a época) e está no final deste artigo não por ser inferior, pelo contrário, é para que entenda-se como um brasileiro, Renato Degiovani, teve a capacidade de criar algo muitas vezes superior ao o que os “gringos” criavam.

O jogo começa com um avião tendo que fazer um poso de emergência em plena Selva Amazônica e o piloto (você) precisa encontrar um meio de escapar das inúmeras armadilhas.

O jogo foi lançado em 1983 e o adventure continuou sendo aprimorado ao logo dos anos, a influência deste jogo para os demais jogos brasileiros é inestimável.

Naquela época (década de 80) os jogos precisavam ser digitados e o jogador montava a aventura com códigos vindos através de revistas.

O bom da história é que o RD lançou em 2020 a “recriação” do Amazônia, que basicamente é uma versão online do Amazônia2 mais o Amazônia.

RD comenta que a versão repaginada do game está repleta de novidades, isso não quer dizer que o Amazônia perde a essencia do jogo original.

Aventuras na Selva

Renato Degiovani (RD) e Divino Leitão (DL) (sempre serei grato pela oportunidade) são dois pioneiros no design de video games para micro computadores no Brasil.

RD desenvolveu videos games quando ainda nem existia este mercado no Brasil e o DL foi o primeiro design brasileiro de video games a ter um jogo registrado na SEI.

Com o surgimento da revista Micro Sistemas (1981) RD encontrou espaço para trocar ideias com outros interessados em design de jogos.

Com este contato ele encontrou espaço para postar os seus próprios programas e o primeiro foi uma encomenda da Micro Sistemas, um jogo escrito em Assembly, o Aeroporto 83.

O sucesso foi enorme e com isso ele criou outro jogo o Aventuras na Selva, que acabaria dando origem a sua criação mais famosa, o Amazônia.

Conclusão sobre Jogos de PC Anos 80

É claro que o assunto não para , têm muito, mas muito mais a ser falado, porém espero que você tenha chegado até aqui, afinal este é o primeiro artigo do Ricardo Sierban (eu) e espero que você tenha lido e gostado.

Alguns podem achar um artigo grande, outros podem considerar pequeno, contudo adianto que não será uma série.

É claro que o conteúdo deve ser relevante para os leitores, sendo assim fique a vontade para solicitar o que você deseja ler aqui na Revista Micro sistemas.

Participe com seus comentários e obrigado pela visita !

Ricardo Sierban

Sou amante de retro computação, retro programação, marketing, ficção científica, literatura e outros assuntos que venham a agregar na minha vida e vida de outras pessoas.

2 thoughts on “Jogos de PC anos 80 – Vivos até hoje !

  • 23/01/2021 em 21:56
    Permalink

    Que beleza de matéria RS, você estreou com o pé direito, falando de um assunto que quem conhece sempre gosta de lembrar e quem não conhece sempre fica de boca aberta ao conhecer.

    Parabéns… é um prazer ter você apoiando a MS e quanto ao tamanho do artigo… sou dos que acham pequeno, mas sou suspeitíssimo neste caso.

    Que seja o primeiro de muitos….

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: