Jogos para aumentar o QI – Torne-se mais inteligente

Jogos para aumentar o QI podem ser entendidos como ferramentas que estimulam o cérebro na tomada de decisões e isso não é uma novidade.

Existem livros, jogos de tabuleiro e filmes que usam histórias com situações subjetivas aonde você pode errar, voltar e escolher o caminho correto e com isso aumentar o poder da tomada de decisões e da lógica.

A questão é, independente deste estilo de jogo não ser novo, as crianças, jovens e adultos, estão perdendo a capacidade de raciocinar ou estão sendo induzidas à isso.

Basta verificar o que as mídias sociais oferecem como “diversão”, respostas através de vídeos, textos e animações que passam rápido pelo seu feed de notícias, ou seja não precisa nem pensar, está tudo lá.

Só que não !

O passa passa de informações é tão constante que para a maioria tornou-se normal, porém nada mais é do que uma maneira de “prender” psicologicamente os usuários nas mídias sociais.

Neste artigo você entenderá que a capacidade de raciocínio está intimamente ligada a maneira como você usa o cérebro e os jogos estilo Adventures podem ajudar nesta parte.

Independente se você é jovem ou adulto, continue lendo e veja o que é um Adventure e como criar jogos para aumentar o QI.

Jogos para aumentar o QI – Adventures e o seu cérebro

jogos para aumentar o qi
Jogos e o cérebro – Fonte da imagem: Pixabay

Raciocinar significa buscar a verdade com auxílio da razão, só que não é o que está acontecendo com a maioria das pessoas e falo de alunos e pais.

Além de redator e programador sou também professor e vale a pena citar o que ocorreu certa vez em uma das escolas que lecionei.

Um dos alunos, ficou de recuperação em minha matéria, lógica de programação, tirou nota baixa em 2 provas, mas dei uma ajuda para que ele pelo menos tivesse a chance de recuperar-se.

Era final de ano e apareceu o pai deste mesmo aluno, eu cheguei a ficar contente, pensando que ele perguntaria o que o filho poderia fazer para melhorar.

Mas não, ele me disse com ar de arrogância, “Meu filho usa o computador o dia inteiro, sabe tudo de informática, impossível ele estar de recuperação !”

Isso provou que o pai não acompanhava o desempenho do menino.

A minha resposta ao pai

A minha resposta foi explicar para o pai que acessar a internet e/ou ficar jogando não tinha nada a ver com a matéria que eu lecionava, lógica de programação, e que o filho havia ficado de recuperação porque não estudou.

O pai continuou inconformado e disse que falaria com a diretoria da escola, eu adorei a ideia, mas ledo engano, fui chamado na diretoria e me solicitaram que eu aprovasse o menino.

Bem, nem preciso dizer que além de não dar nota para ele passar, mesmo porque não era possível, eu pedi demissão da escola, afinal o único objetivo da mesma era receber as mensalidades.

Ensinar estava em último plano e eu não consigo mudar todo o sistema, mas pelo menos consigo não participar do que considero errado.

Como os Adventures podem ajudar

Um Adventure pode estar na lista de jogos para aumentar o QI, para os que jogam e para os que criam os jogos, inclusive aqui na Micro Sistemas temos um treinamento para a criação de Adventures.

Com uma ideia na cabeça e um pouco de força de vontade você consegue criar o seu jogo e compartilhá-lo com outras pessoas.

A diferença de um jogo tradicional, por exemplo um jogo de corrida, é que para criar um Adventure você só precisa do seu cérebro.

É comprovado que jogos deste tipo aumentam a capacidade de raciocínio e a inteligência.

Dicas para Alunos

Dicas para alunos - Fonte da imagem: Pixels
Dicas para alunos – Fonte da imagem: Pixels

A primeira coisa que um aluno deve saber é que as coisas não aparecem do nada, é necessário criá-las ou usar algo inteligente criado por alguém.

Quando o assunto é estudo não basta assistir aulas, é necessário entrar em ação, escrever, ler e compartilhar conhecimento.

Jogos estilo Adventure são os melhores para aumentar a inteligência, afinal você pode criar histórias baseadas em qualquer assunto.

Tem que estudar Geografia, crie um Adventure, estudar Língua Portuguesa, crie um Adventure, matemática, crie um Adventure

Os pais também podem aproveitar esta ferramenta fantástica !

Dicas para Pais

Pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças e jovens, aprendam a criar jogos !

Os jogos de computador trabalham com sons, imagens, palavras e tudo o mais que pode interagir com o cérebro para facilitar a assimilação da mensagem.

Então, queridos pais, aprendam a como criar jogos para aumentar o QI e apresentem esta plataforma para os seus filhos, a inteligência pode, e deve ser conquistada.

Pergunte aos seus filhos se eles gostariam de ser mais inteligentes, tenho certeza que dirão que sim, mas talvez não estejam dispostos a pagar o preço por isso.

Existe um ditado que diz, “o prazer vem depois da dor”, ou seja, primeiro o esforço, para depois colher os resultados.

O problema é que hoje em dia as pessoas desejam tudo pronto, fórmulas mágicas, a dica certeira, só que copiar algo não garante o seu conhecimento.

O que podemos oferecer é uma maneira de aprender, com esforço, mas também com prazer, afinal não há nada melhor do que criar algo e ver funcionando.

Dicas para Escolas

Dicas para aumentar o qi
Pense nas Escolas e Universidades – Fonte da imagem: Foto de Max Fischer no Pexels

Quando falo escolas refiro-me a todo o corpo docente e faço uma pergunta…

Se os métodos de ensino aplicados no Brasil não estão gerando resultados porque ninguém os modifica ?

Você pode deixar a sua resposta nos comentários deste artigo, mas vou adiantar-me com a minha opinião.

O Brasil está nas últimas colocações quando o assunto é ensino, só que a culpa é de toda uma estrutura que vem sendo construída desde o tempo do império.

Explico…

No Brasil tem-se a mania dos títulos/diplomas, não perguntarão à você quais são os seus conhecimentos, mas perguntarão qual a sua formação.

Parece a mesma coisa, mas é bem diferente, os conhecimentos estão relacionados a o que você sabe e não a uma nota para passar na prova.

Os próprios professores muitas vezes colaboram com este erro, quem nunca ouviu, “Prestem atenção porque isso vai cair na prova”, ou seja, estudem para a prova, não para aprender.

Consegue perceber a diferença ?

Estudar para passar na prova é fazer algo para tirar uma nota naquele momento, depois você esquece tudo e tudo bem, afinal já tirou a nota.

Estudar para aprender é entrar em ação, interagir com o estudo e nunca mais esquecer o que aprendeu e os Adventures são perfeitos para isso.

Crie jogos para aumentar o QI usando músicas, filmes, livros

Para finalizar uma dica final, está sem ideias ?

Use o que já existe para criar os seus jogos e caso não saiba o que usar, simplesmente crie, use a imaginação, a melhor ferramenta que existe.

Com o Curso Básico para Criação de Adventures você têm a oportunidade de aprender e ensinar usando a melhor ferramenta que existe, o seu cérebro.

Faça a sua inscrição hoje mesmo e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Deixe a sua opinião, participe com os seus comentários.

Obrigado pela visita !

Ricardo Sierban

Sou amante de retro computação, retro programação, marketing, ficção científica, literatura e outros assuntos que venham a agregar na minha vida e vida de outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximos Eventos

%d blogueiros gostam disto: