GERALJOGOSON LINE

Quize

BÓRA, JOGAR QUIZ..

Nem lembro quando comecei a jogar Quize, um app para Android e iOS que já venho acompanhando faz mais de ano e tenho jogado diariamente.

Deixo logo uma primeira dica, e um pedido. Se você não conhecia o Quize e vai entrar no jogo, faça uma gentileza para a MS e também para este porco escrevinhador: quando fizer sua inscrição tem um campo lá perguntando quem te indicou. Coloque holypig, assim mesmo, em minúsculo que estará apoiando de fato a MS. Cada indicação desta, pinga um real em minha conta e você ainda ganha bônus no jogo, o Quize que paga isso, até um máximo de 10 mil reais.

Então… saiba que dá para ganhar esse valor em uma única partida de Quize. Claro que não é fácil e infelizmente nunca ganhei neste nível, até porque normalmente estas são partidas do tipo maratona, tem que acertar uma média entre 50 a 100 perguntas para ganhar uma destas, não é para qualquer um, meu recorde de acerto foram 32 perguntas, na verdade 35, mas usando “pulo” e “vida”, que explico mais adiante.

Nas primeiras partidas, quando havia poucos jogadores dava para faturar mais, há registro no app de vários jogadores que ganharam mais de 2 mil reais em uma única partida e não são poucos.

Mas a realidade é que na maior parte dos prêmios o valor total é dividido entre todos os jogadores e a média cai para 50 centavos por partida. Meu prêmio máximo foi de 7 reais e ainda não atingi a quota mínima de 50 reais, necessária para receber um cartão de crédito, do tipo pré pago, para gastar onde quiser. Mas estou perto, com 42 reais em meu ranking.

E mais, quando chegar aos 50 reais é provável que já terei gasto mais que a metade disso, apenas pagando por uma vantagem chamada “Passe VIP”, uma  espécie de “mensalidade” que permite algumas vantagens no jogo, mas isso é opcional, você usa se quiser ter a vantagem e paga R$ 7.99 por cada passe VIP, que dura um mês. Pode comprar também só “pulos” ou “vidas”, por um valor menor, mas sai mais caro.

Sempre ganho mais do que 8 reais por mês, então vale a pena, e só não ganho mais porque não consigo jogar todas as partidas ou já teria recebido meu cartão carregadinho com 50 reais, ou mais, de preferência.

JOGA-SE QUIZE SÓ PELO DINHEIRO?

Não vou ser hipócrita de dizer que não, claro que ganhar uns trocados faz ficar mais animado, mas também mentiria se dissesse que é o único objetivo, sou um cara curioso e gosto de aprender e por mais que a maioria das perguntas não sejam tão relevantes, algumas são extremamente fáceis, sempre se aprende algo, especialmente de cultura inútil.

Nesta terça, 1 de Outubro, começa a “Terça Insana”, um Quize especial, que terá mais uma opção de resposta, atualmente são apenas duas, você tem 50% de chance se chutar, na “Terça Insana” ficará mais difícil e as perguntas também serão mais difíceis, confesso que estou ansioso para jogar.

Nos dias de maratona também complica, porque são muitas perguntas e se errar você está fora. Na maratona o jogo segue enquanto uma quantidade pré-definida de acertos não for atingida, quem erra no meio do caminho está fora, então em um Quize que vale 100 mil reais e só termina quando tiver 20 ou menos jogadores ninguém sai com menos de 5 mil de prêmio, as vezes mais, se muitos errarem a última pergunta. O prèmio total é sempre dividido entre os vencedores.

Nos dias comuns, são sempre 15 perguntas e você tem duas opções de resposta, o jogo começa “fácil” e vai ficando mais “difícil” quando chega no final de cada partida. Porém fácil e difícil são sempre relativos, se você é matemático, tira de letra as perguntas que envolvem contas, mas se – como eu – odiava a matéria, pode errar questões bem simples, tipo: 2 minutos e meio tem 150 segundos ou 160?

E a luz do sol, leva 8 segundos ou 8 minutos para chegar até a terra?

E então, vai jogar ou não vai?

São apenas 10 segundos para responder… nada de chamar o tio Google.

E SE EU PESQUISAR NO GOOGLE?

Até é possível, mas são apenas 10 segundos, ou 12 segundos, se você tiver o Passe Vip, para responder, nem sempre o Google é tão rápido e principalmente a gente não digita tão rápido e se comer mosca… já era, não dá tempo de responder.

Sugeri aos administradores que façam uma contagem de tempo de resposta, que chamei de “saque rápido” para privilegiar os que realmente jogam, sem apelações do tipo pesquisar no Google ou juntar um monte de amigos jogando ao mesmo tempo, já joguei assim, mas nunca ganhei deste jeito, porque sempre tem um troll que fala uma resposta errada e você acaba errando. Para ganhar assim, a equipe tem que ser muito afinada, nos dias de maratona fica óbvio que muitos jogam assim.

Para mim, o legal é cada um concorrer com sua cabeça, neste ponto as opiniões se dividem, mas se toparem o “saque rápido” vão permitir que o prêmio melhore, para quem realmente joga e conta só com seu próprio conhecimento e sem terem que investir nada mais, pois minha sugestão foi continuarem a dividir o prêmio, porém reservando 10% ou mais para o primeiro, ou primeiros, que empatarem no “saque rápido”. Num dia de prêmio alto, que pode chegar a 10 mil reais, é uma graninha bem melhor do que os tradicionais 30 centavos que tenho ganho nas últimas partidas 🙂

O jogo acontece duas vezes ao dia, durante a semana, as 13:30 horas e ás 22:00 horas e aos sábados e domingos só tem o jogo das 22:00 horas. Dura em média 15 minutos.

As partidas tem 3 apresentadores fixos, dois homens e uma mulher, os caras são engraçados mas a moça deixa um pouco a desejar, não pela aparência, mas por não ser tão engraçada, ás vezes chego a desligar o vídeo pra não ouvir seus comentários sem graça, sem contar que “se acha” um pouquinho, falam que ela parece com uma atriz e ela acredita 🙂

Quem gosta de ficar de conversa fiada, pode acessar as redes sociais oficiais do programa e ficar lá jogando conversa fora, durante o jogo mesmo tem uns loucos que ficam digitando bobagens em 10 canais diferentes das mesmas bobagens, é um chat terrível e não tenho paciência para ler as asneiras que dizem, alias algumas muito ofensivas e normalmente fica por isso mesmo, o chat tem vários canais, todos com o mesmo lixo. Minha dica é apertar o botão de esconder essa porcaria.

Algumas vezes aparece um convidado especial, ou mesmo um boneco tipo Muppet, mas normalmente os apresentadores se revezam e temos a opção de cancelar o vídeo ou o som e principalmente o chat, que só serve para te atrapalhar.

Alguns programas tem patrocinador, nestes eventos o valor do prêmio costuma aumentar e algumas perguntas são sobre os patrocinadores, que costumam também oferecer alguns presentes, tipo, descontos em seus produtos.

DE ONDE SAI A GRANA?

No início sempre me fiz esta pergunta, pois o app não tinha anúncios e nem mesmo uma quantidade razoável de participantes, que atualmente são em média 50 mil por jogo e nos dias com prêmios maiores sempre passa fácil de 100 mil. Já joguei partidas com 170 mil jogadores on line, mas no final sempre fica só uns 10%, a maior parte “dança” pelo caminho.

Com a opção Passe VIP, certamente conseguem uma receita, mas desconfio que não tenha tantos “Quizer´s Plus” (eles não informam quantos são), porém acredito que atualmente já devem ter uma boa verba de publicidade. Ainda assim não sei se a conta fecha, afinal precisam manter um bom sistema para enviar o sinal de vídeo, tem que pagar os apresentadores e a média diária de prêmios é acima de 3 mil reais, segundo o site já distribuíram 200 milhões em prêmios.

A ideia é boa e muito bem realizada, o app aguenta o tranco e apesar de já ter engasgado, especialmente se estiver conectado pela rede ao invés do WiFi, mas os problemas são raros.

O pior é quando acontece de você receber um telefonema bem no meio do jogo, eu sempre desligo os aplicativos e – quando lembro – até mesmo o telefone, pois seuma tela tirar o foco na hora errada você perde uma ou duas perguntas e aí suas chances de ganhar se reduzem drasticamente.

ONDE E COMO SE JOGA?

Joga-se apenas pelo celular, seja Android ou iOS e seu perfil é baseado no número de telefone e um apelido. Se mudar de número, dá para passar seu ranking para o número novo ou começar uma nova conta, o sistema todo é bem organizado.

Basta baixar o app gratuitamente na sua loja preferida e fazer a inscrição e neste momento não esqueça de colocar lá que foi o holypig (em minúsculas) que te indicou, vou ganhar 1 real para cada indicação e cada centavo será utilizado em melhorias na MS. Conto para vocês quanto isso rendeu… se é que vai render algo 🙂

Durante o jogo você pode utilizar “pulos”, é possível usar dois tipos, o “pulo normal” e o “pulo extra”, sendo que ambos funcionam do mesmo jeito, porém o “pulo extra” é de mais difícil aquisição gratuita, mas você pode comprá-lo, já o “pulo” comum você ganha de várias formas, seja vendo propagandas ou de outras formas promocionais.

Além dos “pulos”, temos a “vida” esta é mais legal que o “pulo” porque você pode usar depois de errar uma resposta, mas só pode usar uma “vida” por vez, durante cada jogo.

Se conseguir usar dois “pulos” e uma “vida”, significa que em um jogo normal, com 15 perguntas, poderá responder apenas 12 vezes corretamente e ainda assim vencerá.

Mesmo com estas chances extras não é tão fácil acertar se efetivamente não souber as respostas. O jogo apresenta muitas “pegadinhas” e qualquer distração, você “dança”. Neste caso, a dica é não sair do jogo, porque algumas das perguntas vão se repetir em jogos futuros, então com o tempo, você começa a saber as respostas.

Gosto de jogar pelo prazer, mas é legal quando se ganha uns trocadinhos, mesmo quando o valor é baixo, fica aquela sensação de vitória e de estar aprendendo algo, que de outra forma, talvez nunca despertasse a atenção.

Tem muitas opções de Quiz na internet, mas de todas esta é a única que tem mantido minha atenção, só perco um jogo quando esqueço do horário ou se estiver em um local que não seja possível acionar o app.

O app tem passado por muitas atualizações, tais como partidas temáticas ou partidas com música e filmes e como já disse lá atrás… estou ansioso para começar a “Terça Insana” quando o nível das perguntas vai ficar mais complicado, tanto que vim escrever esta matéria, para compartilhar especialmente com vocês, querida e “quizeira” leitora e querido e “kicker” leitor 🙂

Espero te ver por lá… se ganhar, conte pra gente!

Divino Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

5 thoughts on “Quize

  • Agora a pouco joguei a primeira partida do “Terça Insana” e só teve 11 ganhadores, mais de R$ 60,00 para cada um e o prêmio era baixo, apenas R$ 750,00.

    Foi uma ótima estréia e fiquei por 4 erros, um deles foi muita bobeira.

    Resposta
  • To la tambem…quem quiser se cadastrar e nao apoiar o leitao..pode colocar o meu nick em quem indicou (jrcapela) rs
    Realmente essa terca foi insana… quem sabe terca q vem eu detone.

    Resposta
    • Poxa… querendo ganhar meu 1 real 🙁

      Só lembro que o que conseguir a partir destas ação vai ser convertido em investimento na nossa revista Micro Sistemas.

      E após eu escrever a matéria quero informar que o Quize colocou uma excelente novidade, um ranking semanal, onde todas as respostas certas valem pontos, com prêmios para os melhores pontuadores. Foi uma boa estratégia para evitar que as pessoas saiam do Quize quando erram uma pergunta, já que as chances para ganhar ali deixam de existir. Mas com o ranking semanal é possível ganhar pela quantidade de respostas certas, mesmo que não ganhe em cada Quize e os prêmios me parecem bons. Começou ontem, (07/10/98) e é importante participar de todas as partidas.

      Resposta
  • Antonio Alberto

    O aplicativo é uma cópia do jogo americano HQ Trivia, que chegou a ter mais de 1 milhão de participantes, porém a audiência despencou após comprovação de que os ganhadores utilizavam “bots” para burlar o sistema. A mesma situação parece acontecer no Brasil, corroborada pelas edições dos jogos de resistência, terças insanas e campeonatos, nos quais os vencedores são sempre os mesmos. Nesse particular, vale uma leitura dos seguintes artigos:
    https://medium.com/@felypecbastos/como-criei-um-bot-tita-para-superar-o-quize-90b3ef744ae5

    ou sua versão em inglês:
    https://medium.com/datadriveninvestor/how-i-created-a-bot-tita-to-beat-quize-20d9e01150c3

    Além disso, na versão tupiniquim o suporte técnico é sofrível e o atendimento ao usuário é extremamente precário.

    Resposta
    • Ola Antonio, muito obrigado pelas observações. Realmente, como jogador, percebo que algumas pessoas ganham e jogam em grupos e nos jogos de resistência percebi que é quase impossível chegar ao nível dos que correntemente ganham.

      Eu mesmo já sugeri mudanças no app, visando justamente o equilibrio e atrapalhar o uso de sistemas para burlar o jogo e percebi que em muitos casos é possível até fazer uma pesquisa no Google, basta ter uma pessoa para responder e outra com boa capacidade de fazer a buscas, sem contar uma Internet bem rápida. Sem usar qualquer recurso eu as vezes consigo buscar mais de 70% das respostas, considerando que sei boa parte delas usando apenas o app “cérebro” seria possível ganhar de outra forma, só não tem graça pois é como roubar no jogo de paciência.

      Claro que se o objetivo é apenas roubar e faturar algum, deixo isso com a consciência de cada um, acredito que existam até formas menos arriscadas de roubar do que num jogo como este.

      Outra coisa com a qual me preocupo é a mesma que via nos jogos de Bingo, não estou dizendo que é praticado, mas poderia ser usado para lavagem de dinheiro, basta que uma pessoa tenha as respostas e ganhe sozinha (ou com a companhia de laranjas) um prêmio grande. Nos Bingos cansei de ver pessoas que apostavam uma quantidade imensa de cartões, claro que sempre ganhavam e é óbvio que gastavam mais do que ganhavam para isso, mas pareciam ter a cumplicidade dos proprietários das casas, já que praticamente era estendido um tapete vermelho quando chegavam.

      Infelizmente o ser humano tem essa falha de caráter, mas acredito que se há falhas que permitam roubar no jogo, podem ser eliminadas e minha parte é fazer sugestões e jogar honestamente, não pelo dinheiro, mas pela diversão e uma forma lúdica de aprender, neste ponto ainda considero um jogo diferenciado.

      E concordo com os comentários negativos a respeito do SAC, eles realmente não primam pelo bom atendimento no caso de dúvidas e as falhas são constantes, talvez pelo pouco tempo do app, que tem pouco mais de um ano.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *