QUE MUDANÇAS?

A perspicaz leitora ou o atento leitor devem ter notado que faz algum tempo se vem falando em mudanças na MS, mas olhando bem, não mudou praticamente nada, na verdade “sumiram” algumas coisas.

A MS esclarece: as mudanças que estão sendo implementadas não são exatamente no visual da revista, na verdade isso também vai mudar, mas ainda demora um pouquinho e não podemos dizer ainda, porque é uma grande surpresa, mas vai acontecer nos próximos meses e garantimos que o leitor fiel da MS, aquele que participa, colabora e divulga nossa revista, vai adorar.

Podemos até afirmar que é algo que vai revolucionar um pouco esse mercado editorial, que desde o século passado não mudou quase nada. Apenas alguns jornais e revistas pararam de ser publicados fisicamente e até onde se pode perceber, sua versão na Internet ou não mudou quase nada ou até mesmo ficou pior.

Então vamos lá… umas pistas. A MS, como publicação vai inovar e muito. Desde sua primeira edição, no caso a da web, lá nos idos de 2009, quando na verdade tentou se parecer com a mesma revista que parou de ser publicada em 1997…

“Mea culpa, estava animado com o surgimento dos tablets e só o que me passava pela cabeça é que queria ver a MS naquele formato, então fui lá e fiz, mas nestes 10 anos fui ajustando e modelando uma revista como os leitores da MS merecem… vocês não perdem por esperar.” (DL)

Depois dessa choradinha de nosso Coordenador de Editores, podemos continuar de onde estávamos…

A MS está sofrendo mudanças estruturais, e são muito grandes, por isso mesmo vocês não estão vendo muitas matérias, estão vendo sessões “sumir no ar” e talvez se perguntem:

  • Mas que raios de mudança é essa?

Vamos dar mais pistas… Lembram-se que faz tempo a MS promete ter uma sessão de EAD? Ou uma loja? Então, o EAD já está funcionando e sendo povoado com material inédito, não qualquer uma das coisas que se vê por aí, mas coisas novas, bem ao estilo tradicional da MS. Nosso primeiro curso é sobre fotografia e tecnologia 360°. Quantos você já viu por ai? E o nível vai se manter assim.

Quanto à nossa “lojinha” só podemos dizer que ela não tem muitas coisas, como está se tornando moda nas grandes redes de venda on line, mas terá produtos exclusivos, testados e aprovados por nossa equipe. Alguns são tão exclusivos que só a MS vai ter.

A loja está pronta… tinindo de pronta, testada e aprovada, mas só vamos poder colocar no ar quando acontecer a transição total. Até dava para colocar antes, porque fica em lugar separado da própria revista, porém ela vem também com uma surpresa, então vamos aguardar para ver.

Alguém deve estar pensando…

  • Agora vem as más notícias…

Penso quase certo, porém não consideramos más notícias, apenas quem não gosta de qualidade e de bom atendimento vai conseguir pensar assim. Mas o fato é que a MS passará a ser paga e também vamos colocar anúncios, algo que nestes mais de 10 anos de vida on line, simplesmente temos nos recusado a fazer.

“Novamente, “mea culpa”. Como sempre dirigi a MS como uma homenagem, um tributo de fã, de alguém que realmente gostava da revista, jamais a vi como um meio de renda, era um hobby e hobbies são assim mesmo, podem até gerar lucro, mas nunca é este o objetivo”. (DL)

Nosso editor tinha lá seus motivos, mas o que o convenceu de que as coisas não podiam continuar como estavam, foi entender que para a MS se tornar mais moderna, atualizada e compatível com sua tradição de ser pioneira, precisava contratar pessoas, pagar por sistemas e — porque não? — visar algum lucro.

Mas os que estão segurando os bolsos, seja por necessidade ou só “pão-durismo” mesmo ou pior, por seguir uma cultura de que tudo que está na Internet precisa ser gratuito, podem respirar aliviados, pois a parte que lhes interessa do conteúdo da MS vai continuar aqui mesmo, neste mesmo formato e totalmente grátis.

Mas quem se considerar VIP e neste caso ter direito a tratamento VIP, vai ter, por um valor mais do que justo, o melhor que pudermos oferecer e você vai poder testar primeiro, não terá que nos passar seu cartão de crédito ou entrar em pegadinhas, você entra, conhece e após um tempo muito razoável, decide se isso vale o que está sendo cobrado, se achar que não vale, não vamos tentar convencer quem já formou sua opinião.

E o valor é tão baixo, mas tão baixo que nem vamos dizer ainda… você vai até rir e pensar… mas isso é o mesmo que nada!

“Sem problemas, se quiser pagar mais, dê uma assinatura VIP de presente para alguém que não possa pagar, sabemos que existe muita gente nesta situação, então mate dois coelhos, pague o que você entende que vale e ainda patrocina um leitor VIP, uma escola, uma instituição… o que achou da ideia? (DL)

Tem uma outra questão, aqui na MS, tal como era na versão impressa nós gostamos de escrever, gostamos de ir fundo em um assunto, em um tema, porém percebemos que a Internet formou uma geração que não gosta de ler e ainda escrevem tudo abreviado…

“Ei! Eu também adoro abreviar, mas não invento palavras, eu apenas abrevio o que não precisa ser repetido, como Divino Leitão, DL fica muito mais charmoso.” (DL, CE da MS)

Querido, amado e poderoso editor, não estávamos fazendo uma crítica, alias – terminando o que íamos dizendo – as pessoas apenas perderam o costume de ler, porque atualmente tem vídeo, tem áudio-livro (a própria MS inteira é um áudio-livro, faz tempo), tem “jogaços”, enfim, tem tantas opções de recreação, que ler caiu para um segundo plano, é uma constatação e não uma crítica.

Na verdade quem tem que se adaptar são os escritores ao invés dos leitores, quem gosta de escrever pode perfeitamente fazer um resumo e também escrever a matéria completa, do jeito que sempre aconteceu na MS.

O resumo será coisa rápida mesmo, daquelas que a maioria dos jornais e revistas já entendeu que é o que o público quer.

“Ou que talvez esta nova geração de jornalistas só sabe fazer, porque aparentemente algumas publicações só tem o resumo.” (DL)

O resumo continua grátis, fica como um aperitivo no site, que vai continuar a existir, inclusive para os mais apressados poderem dar uma olhadinha e ver se o assunto interessa e aí podem ir lá na sua edição VIPs, onde irão encontrar a matéria completa, com todos os detalhes, todas as imagens necessárias, vídeos, se for o caso e o áudio também, porque além da vida estar mais rápida vamos atender também pessoas que não conseguem ler e a áudio leitura resolve isso com muita facilidade. Viva a tecnologia!

Mas não é apenas isso que está sendo modificado, passar de um site para um app ou fazer resumos e “textões”, ter anúncios ou não ter anúncios…

A forma como isso será feito que é inédita, dentro de uma das tradições da MS, que era lançar novidades, fazer diferente e deixar para os outros copiarem depois.

“Ops! Agora a “culpa” é do RD, que mesmo não sendo parte efetiva de nossa equipe atual — por opção dele próprio — foi o responsável direto por mudanças que tornaram a MS impressa o que os que a conheceram sabem que sempre foi.” (DL)

Para finalizar, este salto para o futuro também será uma volta ao passado, porque vamos manter a tradição no que jamais foi superado. Claro que o leitor lembra da seção de Dicas, que já tentamos implementar, mas que simplesmente não funcionou como deveria, embora tenha trazido muitos leitores das redes sociais, onde fez bastante sucesso. Para isso está em teste um pequeno app, que foi enviado a alguns leitores selecionados, com a novíssima seção de Dicas, muito mais interessante e onde todos podem participar; é um aperitivo e logo estará disponível para todos.

E então, quer ficar por dentro de todas estas novidades antes de todo mundo? Ser a “primeirona” ou o “primeirão” a testar os lançamentos?

É bem simples, criamos um formulário dos mais básicos no Drive, por questões de segurança e privacidade dos seus dados, ainda que básicos.

São umas poucas perguntas, onde apenas pretendemos saber quem gostou destas novidades e tem interesse, mas se quiser, pode usar o mesmo formulário para nos dizer o que gostaria de ver na MS, prometemos que vamos procurar atender o que vocês pedem, pois a MS sempre foi feita para o leitor e esta tradição, garantimos que nunca irá mudar.

Anote aí o endereço do formulário para sua inscrição em nossa lista de espera e de beta-vip.

Preencha o form e terá seu meio de contato preferido incluído em uma e-list diferente e exclusiva, já em um formato inédito, mas se preferir também nos formatos tradicionais, você que escolhe e sim, para sair basta um clique, respeitamos nosso leitor, seus dados estarão em segurança, por isso mesmo preferimos não utilizar um site para armazenar isso.

E aproveite, já que está lá e comece a participar da MS…. como era no passado, mas de uma forma que só o futuro permite… lá tem só uma amostra, em breve estará muito mais fácil.

Então anote o link, mais fácil clicar ou copiar 🙂

forms.gle/uCovQh9NtgP4nXpAA

Se sabe como, utilize este QR-Code, que pedimos para copiar e colar em sua rede social favorita, não esqueça de explicar para que serve. se for o caso, envie logo este texto que é mais fácil, os botões para isso estão logo ali no final.

“Se estiver com mais 5 minutos, preencha agora mesmo e seja o quanto antes um beta-vip da MS e mergulhe em uma experiência que tenho certeza, você não esperava e garanto que vai gostar.” (Dl)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *