Ricardo Sierban

Sou formado em Tecnologia de Processamento de Dados, trabalho como programador (ultimamente em Clipper/Harbour e Pascal/Lazarus/Delphi), sou redator e dou os meus pitacos no inbound marketing.

Tenho um blog, o Blogueiro Samurai , que já passou por algumas atualizações, no momento o assunto principal é Retro Computação e Retro Programação (como gosto de falar das linguagens antigas), mas você encontrará também artigos sobre marketing digital.

O meu primeiro contato com computadores foi através de um TK-85, o ano era 1984 (por ai), mas o engraçado é que quando olhei para ele algo aconteceu e decidi que de alguma maneira eu trabalharia na área de computação.

Nesta época eu tinha 11 anos e aos 15 anos comecei a trabalhar, eu era office-boy de uma metalúrgica em Santo André e lá existia um Mainframe e terminais burros na área de contabilidade (local que eu trabalhava).

Logo eu passei à auxiliar de contabilidade e o primeiro micro computador chegou no departamento, era um IBM-PC onde eu e outro amigo do setor criávamos planilhas no Lotus 123.

Comecei a estudar e a criar os primeiros programas em dBase, mas rapidamente chegou o Windows e tudo mudou, começamos a usar o Excel (versão que ainda aceitava comandos do Lotus 123) e o ambiente gráfico com o mouse era algo realmente fantástico para a época.

O tempo passou chegou a internet e eu já estava na Universidade, foi quando conheci linguagens de programação como C e Pascal, o ambiente Client Server/bancos de dados/linguagem SQL.

Trabalhei em grandes bancos/empresas como consultor e depois de muito stress resolvi estudar sobre marketing digital e já sou free lancer a mais de 10 anos.

Aprendi a criar sites, a trabalhar como redator, aprendi sobre SEO, e-mail marketing e por ai vai, mas nunca deixei a computação/programação de lado.

Dei aulas particulares, aulas em escolas e online (até hoje), estou finalizando minha pós graduação em Docência no Ensino Superior (que resolvi fazer aos 47 anos) para na sequência fazer o meu mestrado (provavelmente em algo relacionado a programação de computadores).

É amigos, nunca é tarde para estudar 🙂

Conheci a revista Micro Sistemas na década de 1980 e descobri o site atual através do podcast da galera do Retro Computaria.

Quanto a leitura gosto de Ficção Científica, em especial as obras de Arthur C. Clarke, mas leio de tudo, inclusive manuais de linguagens de programação/hardwares.

Enfim, tenho muito mais a dizer, mas como esta é uma apresentação vou deixar para mostrar o meu trabalho através dos artigos que virão pela frente 😉 .

Agradeço ao Divino Leitão pela oportunidade em participar do site/blog com minhas ideias.

Abraço à todos e acompanhem o trabalho !

Ricardo Sierban

Sou amante de retro computação, retro programação, marketing, ficção científica, literatura e outros assuntos que venham a agregar na minha vida e vida de outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: