JOGOS DE CARTAS

Quando se fala em “cartas” o que vem a mente das pessoas são os tradicionais baralhos, muito populares no mundo todo e que permitem combinações diferentes de jogos, como os conhecidos Poker, Buraco, Black Jack e muitos outros.

As cartas de um baralho são quase sempre iguais e são utilizadas de formas diferentes em cada tipo de jogo. Existem também muitos jogos, usando estas mesmas cartas e criados para crianças, como o famoso “Jogo do Mico”.

Diz-se que as cartas do baralho surgiram na China, perto do século X.

A quantidade de variações possíveis de jogos com um baralho são difíceis de contar, cada lugar tem suas próprias versões e estilos de jogo.

Esta seção não pretende dar muita atenção a estes jogos, embora eles sejam muito interessantes e pelo menos um deles é um dos mais populares jogos de computador que se tem notícia, o famoso “Jogo de Paciência”, que teve uma versão muito popularizada pelo sistema Windows.

Nosso foco será em jogos com um estilo bem mais lúdico e formado por cartas tão especiais que algumas chegam a ser raras e movem legiões de fãs, em jogos cada vez mais sofisticados.

Podem ser jogos bem simples, como a série Trunfo, lançada pela Grow, nos anos 70 e que virou Super Trunfo, fazendo sucesso até os dias atuais, especialmente entre crianças. As cartas desta série são colecionáveis e tratam de diversos temas, sempre com informações sobre o tema.

O Super Trunfo é um estilo de jogo quem podemos classificar como educativo, e meu primeiro jogo de cartas era exatamente neste estilo, sendo que o tema eram os planetas do nosso Sistema Solar, o jogo se chama Batalha Espacial.

Ainda existe um lote com 2000 kits do Batalha Espacial original, lançado no início deste século. Qualquer dia tomo coragem de abrir o pacote, embalar e colocar de novo no mercado.

De todos os gêneros de carta o que fez mais sucesso no mercado foram as cartas no estilo TGC (Trading Card Games) ou Jogos de Cartas para Troca, também chamados de CCG (Colecting Card Games) ou Cartas Colecionáveis de Jogos.

Provavelmente o mais conhecido no Brasil foram os jogos da marca Magic: The Gathering ( algo como Magias Colecionáveis) que praticamente introduziu no mercado o conceito dos jogos de cartas modernos, onde se usa estratégia, sorte e regras bem específicas para cada jogo.

As cartas do Magic: The Ghatering se inspiraram em jogos de tabuleiro, no estilo RPG (Role Playmg Games) que significa Jogos de Interpretação, onde os jogadores fingem ser seres diversos, que vão da mitologia a Ficção ou Fantasia.

Este estilo de jogo é muito cultuado por fãs, sendo que no Brasil há muitos criadores, embora as cartas importadas ainda façam mais sucesso que as nacionais, talvez por existirem em maior quantidade e também pela qualidade da impressão, que muitas vezes tornam algumas cartas verdadeiras obras de arte.

Existem também muitos jogos que utilizam cartas virtuais, que não precisam ser impressas e também simuladores que permitem jogar on line, é um universo bem vasto e aos poucos iremos decifra-lo.

É sobre estas fantásticas cartas que vamos tratar aqui, vamos avaliar alguns jogos e principalmente incentivar a criação dos mesmos, contamos com você que adora este tipo de jogo, tanto para nos apoiar com suas colaborações quanto para sugerir temas… Participe!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Divino C. R. Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *