#MSDicas

APRESENTANDO AS #MSDicas

A antiga seção de dicas da MS impressa tem agora uma hashtag oficial: #MSDicas.

O objetibo é facilitar sua localização nas redes sociais, que pretendemos rechear com esta novidade.

As #MSDicas foram relançadas ainda em 2019, com o objetivo de trazer novamente, para a MS, uma de suas seções preferidas, que até hoje é lembrada e reverenciada pelos leitores.

Atualmente as #MSDicas tem o formato de um card, com tamanho padronizado e que pretendemos manter sempre o mesmo, para que possam ser impressos e colecionados. Sabemos que muitos curtem guardar impressos. e assim os cards de sua preferência podem ser guardados em um fichário.

O tamanho dos cards não foi definido visando a impressão, mesmo porque quem for imprimir pode criar seu próprio tamanho proporcional, de acordo com sua acuidade visual ou preferência pessoal. O tamanho foi baseado em um estudo das medidas de imagens utilizadas nas principais redes sociais e o layout segue um padrão, pensado de forma que o card se adapte a maioria delas, sem precisar ser alterado.

Evidentemente, nem todas as informações vão aparecer, pois existem redes sociais com formato de imagem quadrada, outras retângulares e as medidas variam bastante, mas dei algumas cabeçadas até encontrar um formato compatível com várias delas, as que considerei principais. (Divino Leitão)

Esta formatação visa principalmente facilitar ao leitor o compartilhamento dos cards em sua rede social preferida, sem necessidade de fazer alterações. Experimente e verá que o card vai se adaptar sem maiores dificuldades, apenas algumas informações não vão aparecer, mas a um clique do usuário verá a imagem inteira, com os respectivos QRCodes, que facilitam o acesso pelos celulares.

E não vamos parar neste layout, sempre estaremos procurando melhorias para as #MSDicas.

Antes de 2020 as #MSDicas apareciam em apenas um carroussel de imagens, mas isso se revelou pouco prático e a seção ficou deselegante em algumas telas dos computadores e decidimos mudar este layout. Agora a dica entra como primeira tela e na sequência ainda colocamos mais algumas informações, sendo que os cards passam a ter dois QRCodes, um maior, para a dica em si e outro, menor e sempre na mesma posição, apontando para a página com o artigo correspondende da edição online. Esperamos, com isso, facilitar o acesso a cada dica e permitir informações adicionais as que estão no card.

As dicas publicadas em 2019 ainda não tem esta funcionalidade e como seria impossível modificar todas as que já foram compartilhadas, vamos mante-las como estavam. Somente as publicadas a partir de 2020 terão o QRCode da MS apontando para a matéria. Mesmo porque a maioria das dicas antigas não tem um artigo sobre elas. Quando for o caso, publicamos um novo card, renovando as dicas mais procuradas.

COMO SÃO FEITAS AS #MSDicas

Fazer uma dica é um trabalho delicado, uma pessoa capacitada, leva em média uma hora para produzir o card, o que já é um tempo razoável, especialmente porque temos condições para produzir mais de uma dica diariamente, só que levando este tempo, gastaríamos mais recursos do que temos para fazer o trabalho. Na verdade some a esta hora, a reprodução nas diversas redes, atualização na revista e podemos dobrar o tempo.

Em princípio, contaremos com a gentileza de nossos colaboradores para compartilhar as dicas em suas redes sociais preferidas, é um trabalho muito simples, pois basta salvar a imagem e compartilhar, ela vai se adaptar facilmente a maior parte das redes… Faça um teste e confirme, se não funcionar, nos avise, por gentileza.

É importante também anotar a URL para a qual aponta o card, para colocar no compartilhamento, assim fica um serviço mais limpo de informação, pois facilita ao usuário que irá se interessar pela dica, encontrar o link.

Você estará praticando o saudável ato de compartilhar coisas interessantes com os amigos, algo que a MS já fazia nos anos 80 e quer continuar a fazer, com muito orgulho.

Estamos preparando um curso gratuito, que ensinará todo o processo de criação dos cards e também a compartilha-los de forma mais eficiente e com a marca da MS, vamos escolher os interessados, justamente entre os que demonstrarem maior interesse nas #MSDicas, compartilhando e comentando.

MUDANÇAS NAS #MSDicas

A partir da publicação do primeiro card de 2020, as #MSDicas recebem algumas alterações, quase que inperceptíveis visualmente, mas de efeito prático.

O primeiro é que agora cada card terá um artigo dentro da revista. Pode ser um artigo simples, apenas com informações essenciais e em alguns casos faremos artigos mais elaborados, como já aconteceu com um ou outro card feitos em 2019.

Os artigos terão uma padronização, justamente para diferencia-los e facilitar sua localização na revista.

O QRCode menor, ao lado do logo da MS, que anteriormente apontava apenas para a página de entrada da MS, agora aponta para o artigo na revista.

Os cards publicados antes de 2020 não terão essa funcionalidade, primeiro porque seria impossíver modificar todos os que já foram compartilhados, segundo porque eles não tem um artigo específico. Quando for o caso, faremos um novo card, para atualizar algo.

A seção Dicas, que anteriormente mostrava apenas um carroussel de imagens dos cards , passa agora a apresentar todos os artigos. Isso irá facilitar as pesquisas e permitirá que os leitores façam comentários sobre as #MSDicas que lhe interessarem mais, lembrando que isso nos auxilia bastante a produzir cada vez dicas melhores.

Nossa intenção é produzir pelo menos uma dica nova por dia, no entanto a ideia é produzir mais que isso ao longo do tempo e conforme formos agregando novos colaboradores.

Se você curte muito esta seção, venha ser um colaborador, um criador de card ou ambos, com isso todos ganham.

Esperamos que gostem do novo formato e estamos sempre abertos a sugestões e especialmente a suas colaborações, ao colaborar com a MS você amplia significativamente o alcance de boas dicas. Ficamos muito agradecidos por isso.

E a primeira dica de 2020 já foi publicada, no dia 08/01/2020. E ao final de cada artigo de dicas, haverá um carroussel, como o apresentado a seguir, clique nas imagens para entrar no artigo ou diretamente no link da #MSDica, no caso das que foram publicadas antes de 2020.

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Divino C. R. Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *