#MSDicas

O QUE É? ONDE COMEÇOU? PARA QUE SERVE?

A seção #MSDicas veio para preencher a lacuna deixada pela Seção de Dicas da MS impressa. Com toda certeza uma das mais lidas e queridas pelos leitores. As dicas traziam curtas informações e truques para serem aplicados nas diversas linhas de computadores. Evidentemente, com a Internet estas dicas podem alcançar um nível bem maior de informação, usando links, que são adicionados por nossa equipe e principalmente pelos próprios leitores.

Você pode enviar seu próprio link, inclusive de produções suas, lançamentos, blogs, vídeos, o que quiser divulgar. O link será visitado por nossa equipe e quando for o caso, ainda poderá ganhar um review, que será publicado na MS.

A seção está passando por diversas mudanças. Deixamos para os mais curiosos um preview –  incompleto – da mesma. Ele pode ser visto, clicando na imagem acima. Lembrando que é apenas uma página de teste, até ser concluída a implantação do novo formato. e não contém todas as dicas já publicadas. Futuramente terá até mesmo uma seleção de dicas publicadas na MS impressa.

Tentamos recentemente levar a #MSDicas para um app externo, o Papaly, porém o excesso de publicidade e formatação confusa do mesmo, para nosso objetivo, fez com que desistíssemos do mesmo. Vamos manter lá a conta da MS, até decidirmos o que fazer com o serviço.

EXPLICANDO AS #MSDicas

A antiga seção de dicas da MS impressa tem agora uma hashtag oficial: #MSDicas.

Criamos um novo formato de dicas, com o objetivo principal de facilitar sua localização nas redes sociais, para isso contamos com sua ajuda, cara compartilhadora leitora e prezado distribuidor leitor, basta que compartilhe as dicas em suas redes sociais e não esqueça de adicionar sempre a hashtag #MSDicas e se for possível também, #RevistaMicroSistemas, assim as dicas vão muito mais longe e também vão atrair leitores.

As #MSDicas foram relançadas ainda em 2019, com a missão de trazer novamente, para a MS, uma de suas seções preferidas, que até hoje é lembrada e reverenciada pelos leitores.

São basicamente links de atividades interessantes, que são indicadas por nossos leitores, avaliadas pelos editores e depois de testadas e aprovadas são colocadas diariamente nas páginas da MS, basta clicar no link das dicas para encontrar novidades.

Algumas dicas, que considerarmos que valem um artigo terão uma página só para elas na MS e serão representadas por um card, com formato muito especial. Este card foi projetado para ser impresso e também para se adaptar a maior parte das redes sociais, seu tamanho e formatação foram criados pelo nosso coordenador de editores, Divino Leitão e pretendemos manter sempre o mesmo, para que possam ser colecionados. Quem sabe num futuro próximo não brindamos os leitores com essa preciosa coleção de cards em um formato para guardar.

Nem todas as informações do card vão aparecer, pois existem redes sociais com formato de imagem quadrada, outras retangulares e as medidas variam bastante, mas dei algumas cabeçadas até encontrar um formato compatível com várias delas, as que considerei principais. (Divino Leitão)

Esta formatação visa principalmente facilitar ao leitor o compartilhamento dos cards em sua rede social preferida, sem necessidade de fazer alterações. Experimente e verá que o card vai se adaptar sem maiores dificuldades e basta um clique nas imagens para ver todo o conteúdo, com os respectivos QRCodes, que facilitam o acesso pelos celulares.

E não vamos parar neste layout, sempre estaremos procurando melhorias para as #MSDicas.

Antes de 2020 as #MSDicas apareciam apenas como um carroussel de imagens, mas isso se revelou pouco prático e a seção ficou deselegante em algumas telas dos computadores e decidimos mudar este layout. Agora as dicas ficam em um site a parte, o Papaly, que faz uma organização mais estruturada, permite a pesquisa e aos leitores autorizados até mesmo a inserção direta de dicas.

Os cards são apenas para dicas que tem o artigo correspondente na MS e um segundo QRCode, que fica ao lado da logo Micro Sistemas, apontando diretamente para a página com o artigo correspondente da edição online.

Esperamos, com isso, facilitar o acesso a cada dica e permitir informações adicionais as que estão no card.

As dicas publicadas em 2019 ainda não tem esta funcionalidade e como seria impossível modificar todas as que já foram compartilhadas, vamos mante-las como estavam. Somente as publicadas a partir de 2020 terão o QRCode da MS apontando para a matéria. Mesmo porque a maioria das dicas antigas não tem um artigo sobre elas. Quando for o caso, publicamos um novo card, renovando as dicas mais procuradas.

COMO SÃO FEITAS AS #MSDicas

Olhando para um card não se percebe como fazer uma simples dica é um trabalho complexo. Uma pessoa capacitada, leva em média uma hora para produzir apenas o card, o que já é um tempo razoável.

Nosso desejo sempre foi produzir mais de uma dica diariamente, mas levando todo este tempo, gastaríamos mais recursos do que dispomos para fazer o trabalho. Na verdade some-se a esta hora, a reprodução nas diversas redes sociais e atualização na revista e podemos dobrar este tempo.

A solução para uma melhor eficiência foi passarmos a contar com a gentileza de nossos colaboradores, tanto para compartilhar as dicas em suas redes sociais preferidas, quanto nos trazer sugestões de dicas novas.

Dividido assim, se torna um trabalho muito simples, pois para compartilhar basta salvar a imagem dos cards (quando houver) e compartilhar, ela vai se adaptar facilmente a maior parte das redes… Faça um teste e confirme, se não funcionar, nos avise, por gentileza.

É importante também anotar a URL para a qual aponta o card, para colocar no compartilhamento, assim fica um serviço mais limpo de informação, pois facilita ao usuário que irá se interessar pela dica, encontrar o link.

Você estará praticando o saudável ato de compartilhar coisas interessantes com os amigos, algo que a MS já fazia nos anos 80 e quer continuar a fazer, com muito orgulho.

No caso de nos enviar a dica, basta que a considere interessante, pode inclusive ser de um site, blog ou vídeo de quem enviou a sugestão. Nossa equipe vai verificar a dica e será sempre aprovada, nos casos em que os editores entenderem que vale um tratamento especial será feito um artigo e um carta e passa a ser uma super-dica, que será identificada pela imagem abaixo.

Estamos também preparando um curso gratuito, que ensinará todo o processo de criação dos cards e também a compartilha-los de forma mais eficiente e com a marca da MS, vamos escolher os interessados, justamente entre os que demonstrarem maior interesse nas #MSDicas, compartilhando e comentando.

CARD DE #MSDica

Um card é uma arte feita para mostrar as #MSDicas nas redes sociais. Ele tem um design que permite adapta-lo a qualquer uma delas.

Caso a formosa leitora e o pulcritude leitor possam fazer a gentileza de publicar os cards em suas próprias redes, estarão prestando um enorme serviço a nossa querida revista. Para isso, basta salvar ou copiar a imagem do card e publicar em qualquer rede social.

Para leitores com dotes artísticos, ficaremos ainda mais felizes em publicar um card de sua autoria, para uma dica que ainda não o tenha. Basta perguntar que nós ensinamos o truque para fazer um card perfeito.

As dicas que tem card, continuam a aparecer como sliders, ao clicar no card de qualquer dica, o leitor será enviado primeiro para a página com uma análise, pois toda dica com card terá uma. De lá se vai direto para o link da dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *