E-MAIL A SÉRIE

Parte 1 de 1 da série E-MAIL
  • E-MAIL A SÉRIE

VOCÊ SABIA QUE O E-MAIL É ANTERIOR A INTERNET?

Criado em 1971, por Ray Tomlinson, nos EUA. O E-mail foi um dos precursores da Internet, podendo ser considerado o primeiro grande comunicador de massa e apesar de muitas evoluções, desde sua criação, mantém sem maiores modificações a sua estrutura inicial.

Ray Tomlinson, criador do E-mail, clique na imagem para saber mais.

A história completa da criação do e-mail você pode encontrar com uma simples pesquisa, portanto não vamos abordar este aspecto nesta série, que visa somente descomplicar e valorizar o uso da ferramenta, que ao mesmo tempo que é uma das mais úteis da rede, acaba sendo desprezada por muitos — especialmente pelos usuários mais recentes — que optam por ferramentas mais modernas, porém nenhuma tão completa e eficiente como o e-mail.

POR QUE UMA SÉRIE?

O uso do e-mail abrange muitos aspectos, se tentarmos fazer um artigo completo, ele vai acabar se tornando confuso e difícil de entender. Uma série permite separar melhor os tópicos e também é mais interativa, pois os interessados podem fazer perguntas, solicitar tópicos e a leitura se torna mais simples e organizada, assim como buscas.

Também trata-se de uma experiência, da editoria da MS, visando tornar alguns artigos mais adaptados ao formato de comunicação atual, que exige velocidade e concisão, porém sem perder as melhores características da comunicação de tempos mais antigos, que era mais completa e detalhada, até porque era mais difícil — e caro — fazer chegar esta informação as pessoas.

Sua participação, cara leitora e prezado leitor, é muito importante, para que possamos chegar a um formato que atenda ao máximo possível de interessados, então comente não apenas o conteúdo, mas a forma como é apresentado, faça sugestões que considere melhorias, solicite temas de seu interesse, assim chegaremos a um consenso entre editoria e nosso importante público.

O QUE VAI ENCONTRAR AQUI

Além de ser a ferramenta mais antiga de comunicação o e-mail é também a mais completa e está presente em praticamente toda nossa vida virtual. No entanto devido justamente a falta de conhecimento sobre o uso desta importantíssima ferramenta — que muitos tentaram até eliminar, sem sucesso —  faz com que o e-mail seja muito mal aproveitado, tanto em nível pessoal, quanto em nível profissional.

Vamos apresentar “causos” em diversos exemplos e você terá a oportunidade de propor novas abordagens, principalmente fazendo perguntas e nos indicando suas necessidades.

QUEM VAI ESCREVER A SÉRIE?

A série será coordenada por Divino Leitão, que usa e-mail desde bem antes desta “novidade” chegar ao Brasil, por volta de 1992, ou seja, mais de 20 anos após sua criação nos EUA e qualquer pessoa que tenha uma informação relevante poderá nos enviar artigos ou informações, desde que sejam de sua própria produção, artigos já publicados podem ser aproveitados, porém não nesta série, temos uma área específica para isso, a MS Digest, porém se considerarmos relevante vamos citar e colocar os links dentro da série.

Se você entende do assunto e encontrar alguma inconsistência, faça-nos a enorme gentileza de indicar, o assunto é bastante vasto e sempre pode ocorrer um mal entendido ou o famoso bug editorial mesmo.

“Nosso compromisso na MS é com a informação útil e correta, mas somos falíveis, então aponte nossas falhas, sempre ficaremos gratos.” (DL)

Saiba sempre, que queremos você, produtiva leitora e fecundo leitor, participando da revista, para nós é um orgulho e prazer poder colocar aqui seu artigo, suas dicas e sugestões e principalmente correções, então envie, sempre, torne-se bem mais que apenas espectador.

COMO ACOMPANHAR A SÉRIE

Todos os artigos pertencentes a uma série tem vínculos entre si, indicados no próprio texto, então quando encontrar qualquer um deles, saberá facilmente que há mais informações deste tipo e haverá indicações de como ver os outros.

Procure também na MSFAQ, por mais informações e se não encontrar… crie sua pergunta, teremos o maior prazer em responder. Esta seção da MS está ainda em criação, por gentileza, nos apoie em melhorar este sistema.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A MS é uma publicação antiga e sabemos bem que ser  o primeiro a fazer algo não quer dizer ser o melhor, tampouco qualquer outro adjetivo qualificador. Porém a meta da MS é buscar estar sempre a frente, no uso da tecnologia e principalmente em prestação de serviços e em um ponto considerado o DNA de nossa revista: a solidariedade que se gera quando um grupo se empenha em compartilhar informações, de forma livre e sem segundas intenções.

Esta série é uma experiência que estamos fazendo, em nível editorial e que esperamos seja abraçada pela enorme comunidade que se formou em torno da marca Micro Sistemas, que temos o máximo prazer de manter viva e ativa.

Nosso primeiro capítulo vai falar sobre uma palavrinha muito conhecida dos internautas, mas que uma boa parte deles não sabe exatamente o que é… e que começou a se tornar famosa justamente com o e-mail: SPAM.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *