QUADRINHOS ETC

#MSBD

Lá vamos nós com mais uma hashtag e uma nova sigla para a MS. MSBD quer dizer Micro Sistemas Banda Desenhada e o termo fica sendo uma homenagem aos nossos leitores de Portugal, que chamam as HQ de Banda Desenhada.

É uma experiência nova que vamos iniciar na MS e era para ter começado lá no primeiro ano da COVID, mas não rolou e finalmente é possível dar o primeiro passo.

A ideia é publicar, todos os domingos, pelo menos uma página de quadrinhos e vamos começar muito modestamente, com charges selecionadas na Internet e futuramente esperamos ter quadrinhos desenhados especialmente para a MS, um deles já está em produção e se chama Vida Digital.

O QUE É VIDA DIGITAL?

Poucas pessoas sabem, mas o DL quase iniciou uma seção ainda na MS impressa, a ideia era dar vida a computadores e acessórios e fazer uma “tirinha” que seria publicada em cada edição.

Algumas tirinhas chegaram a ser criadas, porém o DL nunca foi muito bom com essas coisas e antes de começar a publicar queria ter uma quantidade de tirinhas já prontas, o que nunca aconteceu.

Nem sei se chegamos a publicar algumas das tirinhas que fiz na época, mas ficou claro que não daria para fazer aquilo sempre e desisti da da ideia. A Alda Campos, que tinha aprovado, vivia me cobrando para fazer… mas não rolou! (DL)

Será que agora o DL consegue? Não importa! Porque “Vida Digital” terá um formato diferente de autoria, qualquer um poderá fazer uma tirinha — com os meios e estilo que tiver — e enviar para a MS, só pedimos que seja original, nada de plágios e isso será responsabilidade de quem envia, se não for de sua autoria, não mande, ou informe a fonte e o autor.

O DL vai dar a partida — em uma das futuras edições da #MSBD — e a partir dali os ilustradores, artistas 3D e rabiscadores de agenda em geral, poderão fazer algo no mesmo estilo e enviar para a gente.

QUANTO VAMOS PAGAR?

Já foi dito por várias vezes que a MS não tem recursos financeiros, então quem quiser colaborar com esta nova seção vai fazer — por enquanto — na camaradagem.

Claro que vamos dar destaque aos artistas e na seção #MSBD vai ter também entrevistas com artistas e cartunistas, onde eles vão contar sua história, como começaram e coisas assim, estamos tentando realizar a primeira com o OTA, um de nossos cartunistas mais antigos e em plena atividade, já estamos conversando com ele e inclusive tentando até convence-lo a criar um personagem nerd e quem sabe poderemos ter alguma tira original do OTA publicada na MS em breve… ou não 🙂

Mas voltando a falar do que interessa… sabemos o quanto é importante remunerar o trabalho e esperamos que um dia a MS se monetize o suficiente para poder encomendar material original e exclusivo, mas a realidade atual é outra e o máximo que podemos fazer é esta troca de gentilezas.

ONDE NASCEM AS CHARGES

Na imaginação de artistas, claro e elas estão espalhadas pela Internet, território sem lei, onde cada um usa do jeito que quer, inclusive se apropriando de material com autoria para modificar e usar de forma bastante mal educada.

O #MSBD também está usando este material, porém sempre tentamos buscar os autores originais e pedimos autorização para publicar. Algum material não tem identificação, então fica difícil encontrar o autor e publicamos mesmo assim, afinal já está na Internet, que é considerada uma terra sem lei…

Mas nós respeitamos a lei e verificamos todo o material selecionado, procuramos a origem e encontrando colocamos quem fez e pedimos a devida autorização, mas sabemos  que podem ocorrer plágios e eventualmente quem parece ter feito não é o autor original, nas charges que estão no primeiro #MSBD descobrimos um autor espanhol e outro que parece ser da Índia, porém suas charges estavam com diversas autorias diferentes, assinadas — na maior cara de pau — por outras pessoas, mas o dedo-duro do Google mostrou de onde vieram originalmente.

Se algum autor identificar uma publicação e não desejar que esteja em nosso #MSBD, pedimos desculpas em primeiro lugar e imediatamente vamos retirar ou tentar negociar uma opção para manter.

Nosso objetivo com a seção nova é justamente divulgar este trabalho tão legal, mostrar os artistas que o fazem.

Criamos o app, “Banco de Talentos” justamente para que exista mais um espaço onde se possam encontrar estes fantásticos criativos e contrata-los ou negociar sua participação em criação de aplicativos, games ou publicidade.

QUANDO COMEÇA?

O #MSBD sai todo domingo, terá o formato PDF para poder ser mais facilmente colecionável ou impresso, para quem gosta de ver estas coisas no papel.

O formato é de uma folha A4 e as publicações serão padronizadas, futuramente podemos começar a publicar mais de uma folha, mas por enquanto é isso que temos.

A primeira sai exatamente no primeiro minuto deste domingo, 14/02/2021 e as próximas serão publicadas da mesma forma.

É muito importante seu feedback para seguirmos melhorando sempre.

Divino Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

2 thoughts on “QUADRINHOS ETC

  • 14/02/2021 em 06:29
    Permalink

    A BD é algo muito básico, que acredito que toda publicação deve ter.

    Um momento para distrair e refletir, mas acima de tudo é algo como despertar o artista que mora dentro de casa um de nós.

    Espero que as pessoas façam suas artes e nos enviem.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: