UMA BREVE HISTÓRIA…
Micro sistemas foi a primeira Revista de Computadores publicada no Brasil, seu primeiro número foi lançado em Outubro de 1981 e sua última edição foi a 169, em meados de 1997.
Editada inicialmente por Alda Surerus Campos, teve depois vários editores, a partir da edição 63, entre os quais podemos destacar Renato Degiovani.
Alda e Renato trabalharam juntos e foram responsáveis pela fase mais produtiva da revista, em que a MS variava entre criação de jogos e programação e a parte dita “séria” da Informática, que englobava as empresas e lançamentos do setor.
Foi nesta época áurea que entrei na revista, na função de Coordenador de CPD e estive presente em grandes eventos, até que tanto Renato quanto Alda deixaram a MS e também fui cuidar da vida.
A MS teve diversos relançamentos, porém nunca voltei a trabalhar diretamente na revista, cheguei a lançar minha própria revista, a Jogos & Computador, em parceria com alguns egressos da MS, mas a J&C teve vida muito breve, em função essencialmente de política… leia-se o saque perpetrado pelo presidente Collor, que ironicamente foi homenageado pelo primeiro e último número a circular.
Em 2010, comecei a sentir saudades de produzir uma revista, mas não era mais tempo de impressos e assim surgiu uma versão da MS em formato on line e – aos trancos e barrancos – este formato completou 10 anos, em 2019. Porém sem nunca chegar sequer próximo do sucesso da era impressa.
Confesso que nunca dei a devida atenção para a MS on Line, sempre considerei este trabalho uma espécie de homenagem e eventualmente escrevia alguns artigos, sem buscar colaboradores ou mesmo divulgação. Basicamente foi um hobby, para matar a saudade.
Quase chegando a 2020, decidi que a MS teria um pouco mais de atenção de minha parte e realmente se atualizaria, mudando definitivamente para um formato de acordo com esta era, trazendo vídeos, podcasts e também uma seção dedicada aos tempos mais antigos.
E assim a história continua…
Muito bom. Conheci a revista depois que já não era publicada e acredito que uma versão moderna contendo o “espirito” da antiga vai ser muito legal.
Obrigado pelo comentário Jairo. Esta é a ideia mesmo, ter a MS antiga e uma nova, com os recursos atuais, convivendo no mesmo espaço.
Conheci a revista nos anos 80 quando era adolescente, me apaixonei por programação, comprei um Gradiente Expert e tive até uns dois programinhas publicados pela MS.
Era inspiradora…
Pois é Wilson, também fui inspirado pelo conteúdo da MS e acabei trabalhando lá, um sonho naquela época. De repente me dei conta que a MS precisava continuar, mas não estamos mais em época de edições impressas, os tempos são outros. Só não está descartada pelo menos uma impressão comemorativa, afinal a MS está entrando nos “enta”. Envie seus programas e colaborações, teremos o maior prazer em continuar a publicar.
Pingback: ANOS 20 – Revista Micro Sistemas