MSKids

 

UMA ÁREA DA MS, DEDICADA AS CRIANÇAS

É com imensa satisfação, que esta área finalmente é inaugurada. Uma área especialmente pensada e projetada para atender as crianças, com matérias para elas e também feitas por elas. 

A revista Micro Sistemas, na sua versão impressa dos anos 80/90, tinha muitas leitoras e leitores com menos de 15 anos. Mas não vamos considerar idade, vamos entender que esta área tratará de assuntos dedicados a criança que reside em cada um de nós, inclusive uma seção aonde profissionais de várias áreas que tenham algo a dizer para as crianças, poderão publicar seu conteúdo. Sim, CRIANÇAS, já que desde séculos é aos 15 anos que deixamos socialmente de ser crianças.

Alguns dizem que é aos 12, como o ECA. Outros que é aos 16, mas para a MS a criança não tem idade, afinal ela reside nos que não perderam a capacidade de sonhar, inovar e ser feliz, independente da idade.

PORQUE UMA ÁREA ESPECÍFICA PARA CRIANÇAS?

Esta garotada genial, já nos anos 80, participava ativamente da revista. Enviavam colaborações, faziam programas fantásticos, como o EM BUSCA DOS TESOUROS, um programa para ZX81, feito por Tadeu Curinga da Silva, que tinha apenas 14 anos quando criou este verdadeiro tesouro de programação e que inclusive foi relançado no final de 2019, pela Bitnamic Software, com grande sucesso.

Clique na imagem para ver uma matéria completa, sobre este relançamento, história do jogo e envolvimento de crianças com ele.

As crianças atualmente, nem largaram ainda a chupeta e já lidam com um tablet ou celular como se tivessem nascido sabendo usar. Parece que isso já vem com o DNA programado para entender estes equipamentos.

Tenho duas sobrinhas muito próximas, que aos 5 anos, já me surpreendiam com seu conhecimento em lidar com internet, informática, etc. Lá do alto de meus mais de 40 anos de estrada – só em tecnologia – meu queixo caia sempre, quando via elas dizerem ou fazerem algumas coisas com celular, tablet ou computador. (Divino Leitão)

Lelê e Duda, sobrinhas de Divino Leitão, aos 5 anos. Na data em que esta matéria foi escrita já eram quase idosas: 7 anos e cada vez mais espertas. Esta nova área da revista é dedicada a elas.

A MS, em plena segunda década do século XXI, não poderia ignorar que as crianças precisam de um espaço especial para elas, onde sejam respeitadas tanto em suas limitações quanto em suas capacidades. Como pedagogo e autor dedicado a crianças, estou criando esta nova área da MS e espero contar com o apoio de outras pessoas, que tenham interesse em criar participar deste espaço dedicado a principalmente deixar que as próprias crianças digam do que precisam.

Ainda lembro de uma época, nos anos 80, em que psicologos e juristas se uniam para dizer quando é que uma criança poderia ser “exposta” a um computador, como se os computadores e a tecnologia fossem algum tipo de vírus. Eu mesmo, era proibido de usar calculadoras, o que teve um lado bom, porque aprendi a usar uma régua de cálculos, que um tio, engenheiro, me ensinou a usar. Mas pensem se Bill Gates seria o que é, se aos 12 anos sua mãe não tivesse feito pressão para sua escola comprar um computador de 50 mil dólares. Basicamente só ele e Paul Allen (já falecido) usaram e certamente não deve ser por isso que se tornaram os dois homens mais ricos do planeta. (Divino Leitão)

Então criança – de qualquer idade – este espaço é só seu, diga para nós o que gostaria de ver aqui, mostre suas criações, seus projetos, seus desenhos (sempre lindos) e mostrem que em matéria de criatividade vocês são os donos do pedaço.

Prometemos não atrapalhar muito, palavra do editor 🙂

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *