ZXTOOLS


SAIBA MAIS...

Esta é nossa primeira SUPER DICA, uma #MSDicas que achamos tão legal, que escrevemos uma matéria mais detalhada sobre ela, buscamos arquivos para download, testamos o material e finalmente colocamos o selo de qualidade da MS. Haverá muitas outras assim, fique de olho.

OLHA QUE BOA NOTÍCIA…

A partir de um post de um de nossos maiores apoiadores, o Nilson de Lourenço, do Clube do TK. Ficamos sabendo da existência do ZXTools, um fantástico pacote de ferramentas para programar na linha ZX SPECTRUM.

Só que o pacote não roda no SPECTRUM, roda em Windows e os módulos geram arquivos que podem ser transferidos para o SPECTRUM. Uma “mão na roda”, para retro-programadores, que podem fazer um pouco de tudo no PC e depois transferir para o micro original.

O Nilson juntou todos os arquivos em um zip e disponibilizou no citado post.

Agora a má notícia…

O desenvolvedor deste pacote é um alemão, o Claus Jahn, que, por motivos desconhecidos resolveu abandonar atualização e continuidade dos módulos. Uma das matérias sobre isso você pode ver clicando na imagem logo abaixo, retirada do site Vintage Is The New Old e que foi publicada em Dezembro de 2017.

A comunidade solicitou códigos fonte e autorização para continuar o trabalho, mas não foram encontratas referências de que isso tivesse ocorrido, se alguém souber de mais detalhes sobre isso, pedimos a gentileza de informar nos comentários.

O bacana é que pelo menos os programas executáveis estão disponíveis e a versão 1 destes arquivos pode ser baixada aqui mesmo. Basta clicar em nosso selo de qualidade, que assegura que os arquivos foram testados e aprovados por nossa equipe, além de estarem livres de arquivos maliciosos.

Clique para baixar o pacote zxtools, em formato ZIP.

E aí, gostou desta Super Dica? Então mande pra todo mundo, a comunidade dos compatíveis com o SPECTRUM agradece.

Ajude a divulgar as #MSDicas compartilhando o card em suas redes sociais. A imagem se encaixa automaticamente, na maioria das principais redes. Com isso você está propagando a informação útil de uma forma bastante otimizada, não esqueça de adicionar a hashtag #MSDicas.

Clique no card para acessar o artigo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *