#SOHUM

O QUE É #SOHUM?

Trata-se de uma nova seção na revista MS, onde vamos apresentar um programa para uma categoria de atividade e ele fica definido como a escolha de nossos editores para aquela categoria, baseado em alguns critérios que ainda estão sendo estabelecidos e acreditamos que os próprios leitores vão definir, a partir de seus comentários e principalmente contestações.

Obviamente não temos a pretensão de afirmar que apenas aquele programa é bom ou que seria o melhor para a atividade, isso seria impossível, uma vez que cada usuário tem uma necessidade diferente, mas nossa intenção é mostrar a eficiência do programa, levando em conta seu custo, seu consumo de recursos, sua velocidade em efetuar a tarefa e principalmente os resultados, para uma atividade o mais específica possível.

Isso significa que um programa que atende a diversas atividades simultâneamente — os famosos tudo-em-um — podem “perder” para um programa que faz só uma determinada atividade. Um exemplo clássico seria comparar o Pacote Office da Microsoft com um simples editor de textos, mas que eventualmente possa fazer melhor esta tarefa do que o Word, que faz parte do pacote. Comparar o Word com o NotePad, também da Microsoft, por exemplo pode parecer complicado, mas depende dos conceitos do uso, por exemplo, se a intenção é usar apenas para programação o Word seria inadequado, porque é mais pesado e mais complexo de usar. Mas se a ideia é usar um editor para escrever um livro, certamente o Notepad pode não ser a melhor indicação.

O #sohum pretende indicar um programa, ou app, que seja versátil o suficiente para fazer parte de uma espécie de “canivete suiço” de programas, ou seja, algo que o usuário possa levar em um pendrive para resolver a maioria dos seus problemas.

#SOHUM É DEFINITIVO?

Absolutamente não!

Nossa intenção é mudar o aplicativo em determinada categoria, caso os leitores ou os editores descubram um programa que considerem ainda melhor, neste caso vamos indicar o novo programa, definir critérios de comparação e — quando for o caso — mudamos a indicação.

As categorias também podem ser indicadas pelos leitores, de forma a se tornarem o menos abrangente possível, focando uma necessidade, então podemos ter diversas categorias especificas para editores de texto, ou edição gráfica, atendendo necessidades muito bem definidas… acreditamos que será melhor demonstrar do que explicar.

A ideia deste conceito veio do DL, que aplica isso desde “sempre” na escolha de alguns programas que considera indispensáveis e “pau para toda obra” e carrega sempre consigo.

E esperamos que nossos leitores enviem o seu próprio #sohum, estamos trabalhando em um app para facilitar esta indicação.

Pode ser para computadores, celulares e também diversos OS, assim como para as linhas de equipamentos antigos, vale tudo….

Então chega de conversa… vamos colocar mãos a obra. Quando verem o selo #sohum já sabem… tem dica boa.

O primeiro artigo do #sohum, um programa para Windows que permite soar lembretes na tela, de forma simples e eficiente  já está escrito, mas só será publicado depois do primeiros comentário sobre esta nova seção e ainda tem uma surpresa muito legal para os 10 primeiros comentários: que trouxerem uma indicação para o #sohum….

Tá esperando o que ?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: