19/07/2020

19/07/2020

Nos idos de 1983, a revista Micro Sistemas impressa inovou de novo, não bastava ser a primeira publicação de informática no Brasil e lançou também o primeiro adventure brasileiro, publicado em suas páginas, na edição 23. Chamado “Aventuras na Selva”.

Não por acaso, foi também o precursor do “Amazônia”, que foi lançado logo após, com toda a produção que merecia um jogo de verdade e para uma quantidade significativa de computadores de diversas linhas, em edições cada vez mais cultuadas pelos fãs deste estilo de jogo.

Seu criador é nada menos que Renato Degiovani, sim, o “nosso” RD, que posteriormente viria a ser o editor da revista Micro Sistemas impressa.

O curioso é que na edição anterior, ele havia lançado um jogo ainda mais poderoso para a época, o “Aeroporto 83”, o primeiro jogo brasileiro que se tem notícia e também publicado nas páginas da MS impressa.

Clique na imagem para saber tudo sobre este jogo.

Aeroporto tinha uma outra particularidade, foi criado em linguagem de máquina, que era um nível de programação bem mais elevado que o BASIC, no qual foi criado o “Aventuras na Selva”. Até existiram novas versões também do Aeroporto, porém a menina dos olhos do RD sempre foi o “Amazônia”.

Na verdade o “Aventuras na Selva” foi criado 6 meses antes do “Aeroporto 83” e foi entregue para ser publicado, mas ficou, por meses, esquentando a gaveta de Alda Campos, a editora que fundou a MS. Até que o RD surgiu com o “Aeroporto 83”, que acabou sendo publicado antes.

Tá bom… tá bom… mas, “pelamor”, o que tudo isso tem a ver com 19/07/2020?

Calma, estamos chegando lá, mas antes vou comentar sobre um outro jogo, este não é do RD, é do Tadeu Curinga da Silva e chegou diretamente a minhas mãos, quando este porco escrevinhador, influenciado diretamente por “Aventuras na Selva” e “Aeroporto 83” que foram os primeiros jogos que digitei em meu pequeno Sinclair e vi funcionarem e metido que era resolvi que faria jogos também, o resultado é que fui parar na MS, pelas mãos do próprio RD, que na época parecia apenas um destes ídolos que a gente nunca vai conseguir ver… mas acabamos trabalhando juntos, mas esta história eu conto em outro artigo, é longaaaaa…

Então… abri o jogo do Tadeu e tive que segurar o queixo, para não cair, de tão bom que era. Mas infelizmente não havia, naquele momento condições de publicar, era um jogo enorme, todo em linguagem de máquina, mas bom… estupidamente bom.

Posteriormente foi publicado, mas o melhor aconteceu no final de 2019, quando  Bitnamic Software relançou o jogo, em plena véspera de Natal, com tudo que tem direito, caixinha, brindes surpresa e uma festa de lançamento e um jogo dos anos 80, feito para um computador que só os saudosistas tem.

Fizemos questão até de fazer uma imagem em homenagem ao evento…

E aí a impaciente leitora e o já quase-mordento-o-teclado, leitor vão dizer em uníssono… 

  • TÁ BOM! MAS E A DATA.. E A DATA???

Ora a data será do lançamento, em moldes ainda mais espetaculares, do “Amazônia 2020” com tudo que tem direito e mais um pouco, será um jogo novo, porém todas a edições já lançadas estarão lá, rodando nos micros originais, com a presença do autor e muitas surpresas que infelizmente prometi não contar.

E nesta data, escolhida a dedo, muita gente da jogatina estará em Sampa para ver o festival BIG Festival, que termina exatamente no dia 19, um belo domingo para um lançamento muito especial. 

O RD já confidenciou algumas coisas muito legais que vão acontecer e certamente o peso desde lançamento será maior, pois se trata de um jogo que existiu todos estes anos, com muitas pessoas que o adoram e que além de estar sendo lançado em nova versão, terá o relançamento das anteriores, para quem curte retro computação, fora as muitas surpresas, edição de colecionador e outras coisinhas básicas.

Uma das telas do novo jogo.

E para encerrar, o próprio RD comentando sobre o lançamento.

 

Acho que foi suficiente né… e que compense a demora para algumas matérias, há muitas prontas para serem publicadas, mas os trabalhos nos bastidores estão consumindo todo o tempo, mas aos poucos serão finalizadas, a prioridade agora é o EAD e em seguida a loja.

Os editoriais passarão agora a serem publicados sempre no dia 1 de cada mês e em breve teremos algumas editorias específicas e com certeza vai ter matéria para qualquer gosto.

E você? Que escreve em Blog, tem um canal… sinta-se bastante a vontade para enviar seu material, mesmo que já esteja publicado em outro lugar teremos o maior prazer em colocar aqui também, seu artigo é muito bem vindo, talentosa leitora e fecundo leitor.

Queremos você aqui…

 Até Primeiro de Abril 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *