EDITORIAL COVID-19

DIÁRIO DO ISOLAMENTO

Aviso, este é um editorial contaminado, antes de ler, lave bem as mãos e limpe seu monitor com álcool gel, a pelo menos 70° e coloque este aviso antes de compartilhar com os amigos.

Pronto… aí está o primeiro de Abril da MS, de 2020, um pouco atrasado, já que chegamos a Abril e nem teve editorial no dia 1°, o famoso “Dia dos Tolos”, onde normalmente este coordenador de editorias escreveria alguma mentira óbvia ou uma daquelas que deixaria pulgas atrás das orelhas.

E agora, depois de vários dias preso dentro de casa – sim, este seu criado pertence ao famigerado grupo de risco – o ânimo para escrever piadas no 1° de Abril anda em baixa, assim como tudo mais, pelo país afora.

De alguma forma, alguns mais, outros menos, todos estamos sob os efeitos desta verdadeira guerra: “Mundo x Micróbios”. E parece que estamos perdendo feio, embora lá no fim do túnel tenha alguém acenando com a salvação do planeta por vilões, bem ao estilo do filme “Esquadrão Suicida” e o vilão principal é uma tal de Cloroquina, que gosto de imaginar como uma mistura da Hera Venenosa com a Arlequina.

Mas chega de falar de pandemia… a MS não é uma revista médica e nem jornal sensacionalista, então vamos tratar do do assunto que a MS sempre se propôs: arte e tecnologia, ou vice-versa, como queiram.

NOTA DO EDITOR

 A fiel leitora e o leal leitor que nos acompanham e leram os editoriais de início de ano, devem saber que existiam grandiosos planos para a MS, para 2020 e acredito que nenhum deles vai deixar de acontecer, porém o cenário atual atrapalhou bastante no cumprimento de qualquer cronograma.

Algumas das ações planejadas seriam impossíveis de cumprir no momento e ainda bem que não contei todas, ou ia passar por mentiroso. Mas em se tratando de promessas a única que posso fazer é que: enquanto estiver por aqui, este Porco Sagrado (obrigado pelo nick Pedro Paulo) que vos escreve, sempre haverá MS e sempre haverá planos para o futuro. O que pode acontecer é atrasar  um pouco mais que o normal.

Então, se estamos presos dentro de casa, vamos parar de choradeira, quem tem um micro, um tablet, um video game ou um jogo de cartas, tabuleiro, enfim, quem tem imaginação, pode simplesmente jogar. #SimplesAssim.

Ou então, que acha de escrever um artigo para a MS? Enviar seu jogo, sua análise, compartilhar ideias. Enfim, mostrar sua paixão pela computação…

Se você é um destes apaixonados e gostaria que a MS dê mais valor a sua paixão, eis o convite. A MS precisa deste seu apoio. Este solitário editor, precisa de seu apoio e agora é a hora, mesmo porque você não tem mais aquelas desculpas de excesso de trabalho, falta de tempo, etc…

Sim… queremos você aqui, não somente como leitor, mas fazendo o que todo leitor da MS impressa sonhava fazer, escrever para a revista.

É bem fácil, apenas preencha este formulário de contato que vamos encontrar uma forma de você participar.

QUE TAL IR ALÉM DE JOGAR?

Se estiver cansado de jogar, temos uma proposta ainda mais legal, que tal parar de dar desculpas a si mesmo e fazer um jogo?

Isso mesmo, fazer um jogo completo, entender o processo de produção e participar de uma equipe de criação, ainda que você ignore programação, se considere um artista fraco e pense que não sabe escrever. Se tiver interesse em aprender estas e outras atividades, que envolvem um jogo de computador é sua chance, sem limites de idade.

É largar o joystick e entrar literalmente na tela, deixando de ser apenas um coadjuvante nos jogos, fazer um upgrade para a suprema arte de criar.

Este é o projeto que a MS lança ainda este mês e não é 1° de Abril, é real…

Você fará parte de uma equipe que vai recriar um jogo, usando uma metodologia que não exige conhecimentos prévios e simula exatamente o formato de um estúdio de criação.

Tudo feito por quem já ensinava isso, quando nem existiam jogos brasileiros. 

Muito simples e fácil de entender, suficiente para aguentar uma quarentena e aprender algo interessante, que no fundo, todos já sonhamos em fazer.

Serão diversos cursos integrados, alguns já estão em andamento e apenas um deles será pago e terá uma turma limitada, exatamente para quem de fato tem interesse em ir mais além.

Nestes cursos gratuitos, você vai poder conhecer quem está ensinando, qual a metodologia e estará também sendo preparado para o evento maior, que deve ocorrer somente em Maio, para haver tempo de fazer os  outros.

Então fico por aqui, deixando vocês com os cusos/workshops que estão já em andamento. Todos acontecendo durante este mês de Abril e o próximo, em maio. Onde esperamos que toda essa crise tenha melhorado, mas se for o caso, faremos outros ou repetimos estes.

Muito obrigado pela atenção. Espero que se divirtam. A seguir a lista de cursos, clique nos itens, para abrir cada curso e sua sua descrição. (DL)

ERA UMA VEZ...

ERA UMA VEZ… 

Neste workshop/manual, criado por Renato Degiovani e usando o próprio sistema MA, você irá aprender bem mais do que usar a ferramenta. RD dá uma aula de roteiro, de criação narrativa, ou seja, se você quer realmente aprender como escrever a história de um jogo este é o lugar onde vai ter aulas do mestre dos mestres e isso não é apenas figura de linguagem. 


Neste curso o autor se aprofunda no uso do MA e você vai aprender processos de narrativa, de roteiro em aulas curtas e que você pode usar para praticar enquanto aprende. Se quer realmente entender como se tira um jogo da imaginação, este é o curso, este é o manual.

E ainda vai poder usar na prática um sistema auxiliar, o A.R.T.U.R. que ajuda autores novatos a preparar narrativas interativas, você pode escrever um livro, um livro-jogo, uma HQ… o limite é apenas sua imaginação.

O sistema está disponível para qualquer equipamento que possua um navegador, do seu celular a geladeira, passando pelo computador de sua preferência e os jogos criados funcionam da mesma forma,  sua produção vai “rodar” em qualquer lugar, sem instalação, apenas envie um link e a pessoa para quem enviou já poderá jogar.

PHOTOSHOP PARA PRINCIPIANTES - #PPP

PHOTOSHOP PARA PRINCIPIANTES – #PPP

Photoshop Para Principiantes é um workshop que Divino Leitão está ministrando diariamente na Internet, com aulas curtas, de apenas 15 minutos e abordando itens deste programa, que é considerado o melhor, para edição de imagens e fotografias. Mas também produz animações e muito mais.


O curso se iniciou em 01/04/2020, com lives no Facebook, com uma hora de duração, porém foi interrompido para um ajuste e mudanças no formato e vai continuar a partir de 06/04/2020.

Veja todos os detalhes no link da imagem, ou clique na mesma, veja abaixo a “Aula Magda” inicial…

MA PARA INICIANTES (#MPP)

MA PARA INICIANTES (#MPP)

Este ainda não foi produzido e sua existência vai depender de existir procura.

Se acontecer, será no mesmo formato do #PPP (item anterior), com lives diárias.

Seu público alvo são pessoas que nunca interagiram com o MA e que podem encontrar dificuldades com a abordagem mais aprofundada, utilizada pelo RD em seus tutoriais e workshops. Além de demonstrar como se cadastrar e iniciar o uso do sistema, será mostrado como evitar armadilhas que acontecem quando se utiliza um sistema novo.

Também será ministrado por Divino Leitão, que sabe de todas estas armadilhas e pedras soltas, porque já caiu em todas… várias vezes 🙂

Ainda está em planejamento, portanto quem tiver interesse neste curso, deve fazer um comentário neste artigo. Se não houver nenhum comentário, o curso nem será iniciado, pois vamos entender que não é necessário no momento e como já temos diversas atividades em andamento, vamos nos concentrar apenas nelas.

GAME ESTÚDIO (#MSGameEstúdio)

MS GAME ESTÚDIO (#MSGameEstudio) 

Este é o curso especial, nossa “menina dos olhos”. É totalmente focado na produção, com atividades que serão cobradas dos participantes a título de tarefas. Para os que realizarem todas haverá ao final um diploma de conclusão e tudo que um curso deste nível tem direito.

Será nos mesmos moldes de um curso por EAD, criado em 1998, por Divino Leitão, que coordena este curso. O mesmo curso vem sendo realizado desde então, exclusivamente em aulas presenciais, embora em algumas ocasiões tenham sido feitas aulas on line para grupos fechados.

O formato e a didática foram evoluindo conforme as ferramentas se atualizaram. Mais do que ensinar técnicas e teorias, o workshop foca em uma experiência real de trabalho, sendo que ao final o resultado será um jogo criado pela equipe e que será para disponibilizado gratuitamente na Internet. Paralelamente cada membro poderá ter, opcionalmente, uma versão individual e personalizada do mesmo jogo, com o material que usou para produzir.

O aluno irá atuar como se fizesse parte da equipe de produção de um Estúdio de Criação de Jogos, escolhendo as profissões onde prefere trabalhar,  inclusive na de GD.

Nem todas as funções serão preenchidas, já que pode não haver alunos com interesse em algumas. Neste caso, para exercer tais funções serão chamados convidados, especialistas nas atividades necessárias e que também podem atuar nas aulas, como consultores informais ou apenas observadores, que repassarão as informações ao coordenador, para que cheguem aos alunos.

As funções básicas são:

  • ROTEIRISTA – Responsável pelos textos, pela história e interações com usuário;
  • ILUSTRADOR – Responsável por criar as imagens do jogo, seguindo orientações diretas do GD;
  • SOM E MÚSICA – Responsável pelos ruídos e trilha sonora do jogo;
  • PROGRAMADOR – Responsável pela programação e criação de códigos;
  • BETA TESTER – Nesta modalidade todos podem atuar, mas os Betatesters com responsabilidades de dar feedback e opiniões serão convidados e não irão trabalhar no jogo, apenas testar;
  • GAME DESIGNER – O curso compreende quatro etapas de uma semana cada. As equipes serão divididas de acordo com as opções dos participantes, que podem atuar em mais de uma área e a cada semana serão gerenciados por um GD diferente, exceto se não houver interesse dos participantes nesta função, que não é obrigatória. Em futuros cursos os GDs poderão ser os participantes de cursos anteriores e poderão fazer os novos cursos gratuitamente.

O jogo já estará pré-definido, como aconteceria em um estúdio real, onde nem todos participam da fase de criação, apenas da produção e portanto recebem tudo muito bem detalhado e sua criação será de acordo com sua atividade.

Todos os detalhes sobre o curso estarão em um artigo de acesso restrito, apenas terão acesso os participantes. Qualquer dúvida pode ser selecionada por comentário neste artigo, pelo nosso formulário de contato ou através da rede social de sua preferência, pesquise por Divino Leitão.

Este curso é pago e neste primeiro evento o investimento será de um valor realmente promocional, somente R$ 50,00 (cinquenta reais), que equivale a um desconto de 75% em relação ao valor planejado originalmente. Esta promoção não será repetida.

Na primeira turma serão permitidos somente 20 alunos, portanto se desejar reservar sua vaga, preencha imediatamente o formulário abaixo, ele é uma reserva e não implica em nenhum compromisso.

A ordem de chegada define a prioridade para a vaga, que será confirmada apenas após pagamento da reserva, as instruções serão enviadas pelos meios de contato informados.

Aviso: O JavaScript é necessário para esse conteúdo.

2 comentários em “EDITORIAL COVID-19”

  1. Elson Sartori Jr

    Opa… Quero muito participar desse curso, Divino!
    Já acessei o MA e tenho um IDX fixo mas ainda não tive muito tempo para brincar no sistema. Ainda não tenho a assinatura VIP mas quem sabe em breve.. 😉

    Talvez eu consiga participar também do curso Game Studio. Vamos ver.. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *