PPP

O CURSO

PHOTOSHOP PARA PRINCIPIANTES

Fala a verdade, você vive dizendo que não precisa de Photoshop para mexer nas suas imagens, mas assim como a dona raposa que dizia que as uvas estavam verdinhas da silva a grande verdade é que você não consegue usar aquela bagaça, já tentou e não conseguiu e nunca teve saquinho sequer para fazer um destes cursos on line e gratuitos, até porque muitos deles falam de coisas que não te interessam.

Pois seus problemas acabaram (música de suspense com “échio”) e a sua MS e o super Divino Leitão vão resolver todos seus problemas com o um novíssimo workshop, que vai ensinar o Photoshop do jeito que você precisa.

Novíssimo mesmo, o formato foi totalmente refeito.

Como diz o nome é para principiantes, mas você pode assistir, mesmo que seja uma fera e aí me ajuda a ensinar a turma… combinado?

FORMATO

COMO SERÁ ISSO? 

Serão aulas diárias, usando principalmente o Facebook e também o Youtube e com compartilhamentos em outras redes sociais.

As aulas terão a duração aproximada de 15 minutos e será gravada uma aula diária (ou quase) que será publicada pela manhã tanto no Youtube quanto no Facebook. As aulas não serão ao vivo, porém podem ser comentadas em uma Watch Party no grupo MSWOL do Facebook, sempre que for solicitado por alguém que necessite de explicações.

As gravações ficam disponíveis a partir desta publicação e poderão ser assistidas no horário de sua preferência.

Para acompanhar as aulas o melhor é entrar no grupo WorkShop On Line (#MSWOL), lá também haverá instruções extras e os pedidos dos alunos serão atendidos. Já no Youtube pesquise pela playlist #PPP no canal da revista Micro Sistemas, inscreva-se nele, para receber avisos das lives, aperte o sininho, compartilhe, aquelas coisas que você já sabe.

Quando for solicitado por qualquer aluno que acompanhe o curso, será agendada uma Watch Party que outros também poderão assistir, nela será possível reproduzir os vídeos das aulas e comentar as partes em que houver dúvidas. Também será possível sugerir os temas para mais aulas. Trata-se de um workshop, portanto está aberto aos alunos a decisão do que será ensinado, basta entrar no grupo WorkShop On Line  e interagir.

Cada Watch Party dura em média 30 minutos, mas poderá se estender se houver pessoas com dúvidas não respondidas, eventualmente poderei fazer algumas extras, se for necessário.

Opa… não entendeu nada?

“No problemo”, procure por Divino Leitão nas redes sociais, ou comente aqui, que suas dúvidas serão esclarecidas.

A melhor forma de entender é fazendo… então fique de olho no Grupo ou no Canal, que não vai perder nada.

Se perder não há problema, fica tudo gravado, para ver na hora que você desejar.

REQUISITOS

REQUISITOS

Pessoalmente só precisa sua vontade de aprender ou participar, nada mais, o curso terá uma pegada para as crianças, embora não seja dirigido somente a elas, pode entrar que adultos também aprendem, o ideal é assistir junto com filhos, sobrinhos ou anexos, eles te explicam o que não entender.

Precisa ter o Photoshop instalado, inicialmente tentei usar uma versão on line, que é gratuita, mas ela não tem todos os recursos, portanto foi descartada como opção e nem vou indicar. Afinal o curso é para praticar, então se vira.

Nem vou explicar como se instala, o Photoshop é auto-instalável e o único problema do programa é o preço, infelizmente não está ao alcance de todos.

Você pode pegar uma versão demo e usar por 7 dias, mas cuidado com as armadilhas, pois vai deixar o número de seu cartão de crédito e se esquecer de cancelar antes dos 7 dias, será cobrado o primeiro mês.

Dica para isso, inscreva-se e cancele imediatamente após, assim terá os 7 dias de teste e não corre o disco de pagar porque esqueceu de cancelar.   

Há muitas formas de conseguir uma versão do Photoshop sem ter que pagar o alto valor que o programa custa (já foi bem mais caro) uma delas é se você estiver em uma escola que disponibilize uma versão para alunos, muitas faculdades dispõe desta versão, se informe. Outra é trabalhar em uma empresa que tenha uma versão empresarial, poderá usar esta versão, caso a empresa autorize. Pesquise também por versões mais antigas, ou que venham pré-instaladas em computadores, neste caso pode ter uma versão legal, a um custo bem inferior.

Pode também usar a versão pirata, no caso, por sua conta e risco. Não sou fiscal da Adobe, mas não incentivo ninguém a fazer isso. 

E é só… o resto é com a gente.

QUEM DÁ AS AULAS?

AO MESTRE COM CARINHO

Este que vos escreve será o professor e na verdade estarei aprendendo também, não necessariamente a usar o Photoshop, pois o pouco que sei é mais do que suficiente para meu dia-a-dia. Mas preciso “tirar a ferrugem” de gravar aulas, faz tempo que não faço isso e também estou lidando com novas tecnologias e pretendo usar todas.

Sim, vocês são cobaias e portanto terão que perdoar algumas falhas, como a minha “ideia de jerico” de gravar aulas estúpidas, com duração de mais de uma hora, devia saber que isso não funciona, mas fiz para ver como seria e perdi meu tempo e o das pessoas que assistiram (minhas desculpas) mas bastaram duas gravações para eu perceber que não funcionava e mudei completamente o processo.

Agora serão aulas de apenas 15 minutos, cada uma tratando de um tema e se o tema for muito complexo, faço aulas duplas ou triplas, o que for necessário. O ponto é que a aula precisa ser curta e vamos testar se 15 minutos é um bom tempo, se não for será ajustado.

Tudo isso, para que outros cursos, ainda melhores, possam ser feitos, a revista Micro Sistemas está se empenhando para fazer disto uma tradição, não só com este professor, mas com outros, alguns bem melhores.

E não posso deixar de dedicar este workshop a amiga Sonia Rô, a maga do Photoshop e que foi minha primeira professora no programa e após uma única aula, já saí usando. Valeu feiticeira… graças a você olha onde vim parar 🙂

Esta fotomontagem foi criada por mim e pela Sonia Ro, na época do primeiro filme. A gente estava de bobeira num fim de tarde e resolvemos refazer o cartaz do filme. Tiramos as fotos e tudo mais na hora e montamos a brincadeira. No lugar do Neo, o Valente, marido na Soninha.

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *