CBCA

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE ADVENTURES


Esta é a página oficial de entrada para o #CBCA, por gentileza, use-a sempre que desejar nos ajudar a divulgar o curso.

Será uma série de artigos e nos próximo vamos continuar a trazer novidades e informações sobre o andamento de todas as atividades associadas ao curso.

O QUE É?

Em termos bem simples, trata-se de um curso online, com apostilas e workshops de apoio, criado para atender crianças, adultos e principalmente educadores.

A matricula é feita através de um formulário de inscrição, que será amplamente divulgado e vale permanentemente, a ordem da inscrição determina quando os que tem interesse serão chamados.

INSCREVA-SE AGORA!

VOCÊ JÁ É EXPERT NISSO?

Então, por gentileza, una-se a nós, precisamos muito de apoiadores com conhecimentos, para ajudar a mostrar o caminho das pedras para os que estão começando.

Se puder nos ajudar, ficaremos imensamente agradecidos e teremos o maior prazer em divulgar seu trabalho.

Lembrando que não vale apenas para programadores, precisamos também de ilustradores, roteiristas, músicos, etc, que tenham alguma experiência em criação de jogos, una-se ao time da MS e compartilhe seu conhecimento.

Entre contato, por gentileza 🙂

DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

DOWLOADS & LINKS

Todos os donwloads e links que publicamos nas lives e nas campanhas de promoção do curso.

Aqui você joga os adventures criados, conhece nosso master-adventure e tem muito material para começar, mesmo que ainda não esteja fazendo o curso.

VEJA NO CANVA DA MS

E se ainda não está fazendo, recomendamos que faça a inscrição o quanto antes, pois as turmas são limitadas e a ordem de chamada é pela data e horário das inscrições.

INSCREVA-SE AGORA!

CONHEÇA O PROFESSOR

QUEM MATOU O CACIQUE???

O professor e criador do curso é o DL, editor da MS e dentro de suas habilidades as que mais contam é ser apaixonado por adventures e pedagogo, assim surgiu este curso, que teve sua primeira edição lá nos idos de 99, mas muito antes disso já havia acontecido, praticamente por acaso, este “causo” será contado em um dos futuros artigos da série e é extremamente ilustrativo, porque mostra a força da ludicidade na educação, até quando não se sabe como fazer.

Comecei minha carreira em programação, justamente digitando o “Aventuras na Selva”, precursor do famoso “Amazônia” e que foi publicado em 1983, na edição 23 da MS, ainda versão impressa.

Ms vamos falar menos de mim e mais do que me fez seguir alguns caminhos na vida….

Esta revista é um documento histórico e está disponível integralmente no Datassette, basta clicar na imagem para acessar o PDF completo.

Além de ser uma edição histórica, ela foi reeditada em 2020, com o número 23b, pela Bitnamics, fazendo parte do evento de lançamento do “Amazônia 2020” e que foi bastante prejudicado pela pandemia e ainda assim, teve sucesso absoluto, com todos os produtos esgotados, inclusive a icônica 23b, que qualquer colecionador que se preze deveria ter.

Na reedição apenas a matéria sobre o “Aventuras na Selva” foi reproduzida, as demais são matérias novas, com depoimentos e histórias de pessoas que viveram aquela época pioneira e entre eles, este DL, que vos escreve.

Ainda devem existir algumas para venda, pois ela teve uma segunda tiragem, clique ai no botão para verificar…

ESTOU COM SORTE!

O QUE É “AVENTURAS NA SELVA”?

“Aventuras na Selva” foi nada menos que o primeiro adventure em português, publicado no Brasil. Seu criador é o RD, também um dos responsáveis pelo sucesso da revista na época em que era impressa e também colabora com esta versão na Internet.

Ao mesmo tempo que o jogo permitia conhecer e usar este tipo de jogo era também um editor de adventures, pois analisando seu código, seria possível criar um adventure totalmente novo.

Percebi isso logo de cara, mas antes que pudesse fazer minhas modificações, conheci pessoalmente o RD e soube que ele tinha um Editor de Livros de Adventures, ou seja um programa que permitia escrever seu próprio adventure. (DL)

Um Editor de Adventures facilita bastante o trabalho de criação. O Editor de Livro de Aventuras, foi passando por várias evoluções até chegar ao fantástico “GÊNESIS”, um editor super sofisticado, capaz de criar um adventure completo para PC e que permite converter as criações para o “Micro Aventuras” um outro editor, que trabalha na nuvem e cujos adventures rodam em qualquer equipamento com um navegador.

Não usaremos estes fantásticos editores neste curso, porém quem fizer o curso estará apto a usa-los e o próprio RD tem aulas, apostilas workshops e um canal no Youtube onde faz lives aos sábados dedicadas aos adventures, ele é a referência para isso, no Brasil.

Segue uma amostra…

Tudo que quiser saber sobre estes sistemas editores e muitas outras criações do RD podem ser encontrados no site www.tilt.net, que é seu “castelo”, desde que deixou de editar a MS impressa, lá nos idos do século passado.

Um dia, quem sabe o RD conta a história da TILT, aqui na MS. Já tem em outros lugares, mas a MS merece uma versão especial e o RD sabe disso. (DL, mendigando)

EDITORES DE ADVENTURE

EDITORES DE ADVENTURE

Existem muitos editores de adventures, que são programas específicos para facilitar a criação, entregando o adventure já pronto para jogar.

O RD tem vários destes editores, sendo que os dois principais, funcionam de forma integrada. O Micro Aventuras, que é completamente na nuvem e o Gênesis, específico para Windows.

Quem tem interesse em aprender a usar estes editores deve procurar o site da TILT, onde o próprio RD oferece cursos, tutoriais e muito mais.

Lá você encontrará lives do RD, além de muito material, sobre adventure e outros tipos de jogos. Clique na imagem para ir diretamente para o Gênesis.

ESTES EDITORES DE ADVENTURES ESTÃO NO CURSO?

Não! O curso usa apenas programas básicos, que todos costumam saber usar.

Os editores de adventure, são programas sofisticados e para utilizá-los sempre existe uma curva de aprendizado razoável que está fora do escopo deste curso.

Nosso objetivo principal é ensinar a criar adventures, sem necessitar de qualquer ferramenta.

Futuramente a MS pode ter algum curso direcionado a editores de adventures, porém o #CBCA tem quer atender as pessoas — especialmente crianças — que nada sabem ou pouco sabem a respeito de criação de adventures, portanto, queremos usar só o disposotivo mais básico de todos e o mais potente… a imaginação.

 

INSCRIÇÃO NO CURSO

RESERVE AQUI SUA VAGA

As vagas para cada turma são limitadas, especialmente as primeiras e — por enquanto — após o início de uma turma não será permitida a entrada de novos alunos. O prazo para inscrição é a data de início de cada turma.

O curso é totalmente gratuito porém após formar algumas turmas, passará a ser comercializado. Quem já tiver feito a inscrição até esta mudança, que será informada no próprio formulário, terá garantida sua reserva com gratuidade.

Seus dados estão seguros e serão utilizados exclusivamente para as comunicações durante o curso, após preencher, aguarde nosso contato com mais informações.

IMPRENSA E DIVULGAÇÃO

A URL de entrada para este curso será sempre www.revistamicrosistemas.com.br/cbca, por favor não use outra, especialmente as que forem informadas durante as aulas.

As imagens de divulgação estão a seguir, autorizamos seu uso onde desejar e agradecemos qualquer compartilhamento e estamos disponíveis para mais informações, inclusive formação de turmas com escolas. Ou cursos especiais para grupos de educadores.

QR-Code desta página
Logo do CBCA. Proporção: 1920 x 1080
Logo CBCA, proporção quadrada.
Capa da primeira apostila do Curso. Formato A4. Exclusivamente para os alunos matriculados.

A MS PRECISA DE MAIS CRIATIVOS…

Series Navigation

Divino C. R. Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: