DDST

DEIXE DE SER TROUXA!

DDST não é uma nova doença — já não chega a COVID? — significa apenas o que o título ém destaque está dizendo, com todas as letras: DEIXE DE SER TROUXA.

Calma ofendida leitora e injuriado leitor, não estamos xingando você, mesmo porque “trouxa”, no mundo fabuloso do bruxinho Harry Potter significa apenas alguém que não é muito afeito a magias.

Ok… o título é só um Primeiro de Abril, meio sem graça, já que o mundo está vivenciando do a que talvez seja a maior “pegadinha” de todos os tempos e olha que já tivemos algumas muito boas, vamos lembrar algumas…

COPÉRNICO E O HELIOCENTRISMO

Que Nicolau Copérnico era um gênio fantástico ninguém duvida e entre muitas descobertas ele foi acusado — isso mesmo acusado — de sair por aí dizendo que era a Terra que girava em volta do sol e não o contrário, como se acreditava em sua época.

Galileu Galilei teve até mesmo que se retratar, porque defendeu esta teoria e a igreja católica achou que precisava dar “um basta” nestas excentricidades ou tomaria sérias providências.

Onde já se viu achar que a terra não é o centro do universo?

Recentemente — mais precisamente em outubro de 1992 — lá no finalzinho do século XX, o papa João Paulo II reconheceu este — e outros enganos — cometidos pelo temido tribunal eclesiástico. O mais terrível é que ainda existe, nos dias atuais, quem defenda estas ideias. Se auto-denominam como “terra planistas” e insistem em afirmar que além de ser o centro do universo a terra é plana.

Acontece que mil anos antes de Copérnico tocar no assunto e Galileu vir em sua defesa e ter que se retratar, um outro estudioso muito menos conhecido e chamado Aristarco de Samos, foi quem escreveu sobre isso, entendam… mil anos antes de Copérnico sequer tocar no assunto e Galileo ter que prestar contas com a santa igreja.

“Claro que se não fosse pelo meu tio Google, eu não faria a mínima ideia e ainda confundiria Copérnico com Galileu e nem saberia que existiu um Aristarco.” (DL)

WALT DISNEY CONGELADO

Você acredita que realmente o criador do Mickey está congelado, a espera de um milagre, capaz de ressuscitar um dos maiores gênios do entretenimento que já passou por este planeta?

Sinto decepcionar quem acredita em algo assim, mas Walt Disney foi cremado e se congelaram algo talvez fossem suas cinzas… vai ser preciso muita ciência para resolver mais este fake olds, que — insistentemente — teima em nos perseguir

E nesta altura do campeonato, aperece um sub-produto desta história, a de que a Disney criou o desenho “Frozen” apenas para mascarar nas pesquisas do Google o termo “Disney Frozen”, já que segundo os ciosos defensores desta teoria, havia muitos links falando sobre isso.

Mas quem quiser comprovar que Disney está de fato congelado, basta pegar uma pá e ir até a Disneylândia e cavar sob a atração “Piratas do Caribe”, onde todo o equipamento de criogenia está aguardando a cura do câncer, para poder descongelar este homem genial, mas que fumava muito e tinha tanto medo da morte, que preferiu ser congelado antes de morrer, para não ficar desesperado com a espera.

Um outro fake é sobre terem editado várias imagens de Disney onde ele apareceria com um cigarro nas mãos, removendo os cigarros. Em meio a tanta besteira esta é a única que faz algum sentido, afinal o legado de Disney é para crianças e vivemos uma rara época da humanidade em que entendemos que os cigarros fazem mal.

CIGARROS FAZEM MAL???

Faz muitos anos que a ciência sabe o mal que os cigarros podem fazer, afinal o que se pode esperar de um produto que traz em seu rótulo a informação de que possui mais de 40 substâncias tóxicas ao ser humano?

No entanto a indústria do fumo conseguiu por muitos anos que médicos mentissem a respeito da toxicidade dos cigarros e investiu muito dinheiro para colocar o cigarro nas mãos de pessoas famosas, especialmente nos filmes de Hollywood.

E nas propagandas de cigarro sempre se viam pessoas muito bem sucedidas, bem vestidas e  ostentando riqueza, ou praticando esportes radicais, quem não se lembra dos carros de F1, que mais pareciam maços de cigarro com rodas… ou você acha que Jonh Player é um jogador de video-game?

Atualmente qualquer propaganda de cigarro é proibida em praticamente todo o mundo e as embalagens trazem imagens assustadoras e mais o aviso de quem um dos males menores que o cigarro pode causar é o câncer.

Sabe aquele cowboy, que era muito conhecido de uma marca famosa de cigarros? Que também tinha seus carros de F1? Então… ele morreu de câncer.

E ainda assim existem pessoas que defendem o “direito” de fumar, quando ficou comprovado cientificamente que apenas ser fumante passivo causava problemas.

Isso que é abusar do direito de enganar os outros, até mesmo se induzia crianças a fumar, com doces que immmitavam cigarros…

ATÉ TU BRUTUS?

Alguém acha mesmo que o imperador Julio César, ao ser covardemente apunhalado nas escadas do Senado Romano iria dizer algo como isso? A realeza sendo atacada por espadas e facas e ia filosofar…

Quem lhe atribuiu tais palavras foi Shakespeare — se é que realmente o bardo existiu — em uma obra não tão famosa, chamada… “Julio César” e que teria sido levada aos palcos em 1599.

Segundo testemunhas e relatos da época, o que Julio César fez foi cobrir sua cabeça com sua capa ao ver Brutus entre os agressores e então se deixou matar, porque provavelmente — se quisesse — era mais fácil o imperador acabar com aquele bando de traidores, mas parece que estava cansado de carregar Roma nas costas.

Mas a frase é atribuída a ele e aí de quem disser que não…

 

A NASA INVENTOU O VELCRO

Realmente foi a NASA que popularizou o uso do velcro, mas está longe de ter inventado o processo.

Seu criador foi um suíço, George de Mestral, que observando sementes de flores presas a sua roupa, decidiu olhar aquilo mais de perto e com um microscópio e um pouco de engenhosidade, criou as fitas que aderem umas as outras, através de garras.

O que a NASA fez foi incorporar este invento aos equipamentos dos astronautas e assim seu uso se popularizou.

Qual das versões você prefere?

TEMOS 13 SIGNOS DO ZODÍACO

 Aqui a NASA também entra na história e desfaz — com cálculos precisos — toda a teoria criada a mais de 3 mil anos, pelos Babilônicos, que dizem terem sido os que dividiram o céu em 12 constelações e criaram os signos.

O que não dizem é que as constelações na verdade eram 13, mas para “fechar a conta” esconderam uma delas.

Os “complexos”cálculos que permitem criar mapas astrológicos também foram condenados pela NASA, que já provou que tais cálculos estão errados. Então você que acredita piamente que seu comportamento tem a ver com seu signo, precisa pedir a seu astrólogo, para rever seus cálculos… ou quem sabe seja a NASA que precise rever isso, embora desconfie-se que lá tenha só astrônomos e não astrólogos e não… absolutamente não é a mesma coisa.

CAIA NA REAL

Qualquer um destes poucos exemplos — existem muito mais, acredite — daria um excelente Primeiro de Abril, daqueles de fazer o maior dos espertinhos cair como um patinho.

Mas por incrível que possa parecer, eles parecem brincadeira de criança quando comparamos com a quantidade de pega-trouxa que temos na vida real… enquanto você lia estes exemplos, um milhar de trouxas caíram em um golpe qualquer.

Se estes exemplos sobreviveram séculos ou mesmo milênios e enganaram praticamente toda a humanidade, os exemplos atuais nos levam a perder dinheiro, a paciência e as vezes até mesmo a vida, como é o caso do que está acontecendo atualmente, devido a pandemia da COVID, nos contam mentiras e ficam contando os mortos.

Não é o caso de discutirmos — em uma revista de entretenimento e tecnologia — esta briga cruel da ciência x política, onde seja quem for o vencedor, nós seremos os perdedores. Mas é fato que no futuro, alguém vai explicar toda esta situação que estamos vivendo, especialmente como algo tão frágil, que sequer é um ser vivo — você sabia que um vírus não está vivo? — conseguiu se espalhar pelo mundo e fazer o que nem a peste bubônica conseguiu, para falar apenas de uma das pragas que já assolaram o mundo.

Porque será que insistimos em acreditar em coisas que desafiam a lógica ou simplesmente sabemos que não tem como serem reais, mas insistimos em acreditar. Será que a humanidade é mesmo dividida em bruxos e trouxas, como nas histórias do bruxinho?

Um médico diz para operar e outro diz que não… como é que ficamos nesta situação? Conseguir dois médicos, para uma segunda opinião já é quase uma missão impossível, o que se dirá se precisarmos de uma junta médica.

Mas tudo bem, médicos são pessoas e pessoas erram.

“Sempre parti do princípio que se dois especialistas discordam sobre algo que só eles entendem é porque ambos estão errados.” (DL)

E como acreditar, por exemplo, em “erro de computador” que é a desculpa mais descarada que ouvimos, desde que inventaram o computador. Não há como um computador errar, eles trabalham com lógica e a lógica não erra, no máximo pode ser mal interpretada ou um programador que errou. O computador não mente, para ele ou está ou não está, ou liga ou não liga, não existe meio termo, ainda que informem que na computação quântica teremos isso… ou já temos, segundo alguns mais mentirosos.

Aquela diferença no seu saldo bancário absolutamente não é erro de computador, talvez até fosse, se houvesse saldo a mais, porém não se preocupe que deste erro você não vai sofrer.

Se bem que tem um “causo”… Segundo o DL, uma vez foram depositados na conta de sua mãe o valor de 500 porém entraram 5 mil. Quem errou foi a moça do caixa, que colocou um zero a mais. O dinheiro foi devolvido, porque a dona Ignes não saiu gastando a grana, perguntou qual a razão de tanto dinheiro e o DL falou para gastar só os 500, ou depois seria complicado devolver.

Quanto ao banco, insistiu que foi erro do computador.

O texto já ficou longo para apenas uma “introdução”, então imaginem o que virá nesta série, que terá também a participação dos leitores e pretende destrinchar uma infinidade de GOLPES que ficam querendo nos impingir a cada dia.

E tirem da cabeça que são apenas presidiários com celulares, presos em suas celas com Wifi, temos golpistas de todo tipo, alguns são até muito famosos e usam sua imagem para validar enganações que são aplicadas no atacado. Temos golpistas se passando por inocentes meninas, ou talvez falsas inocentes meninas que são golpistas. Temos pessoas que são capazes de usar até mesmo nossa memória afetiva e se utilizam de nosso entes queridos que já morreram para nos roubar e não… não estamos nos referindo a alguns políticos e sim a golpes de compras milagrosas, feitas por pessoas que já faleceram e que tem a cara de pau de vir nos cobrar… e pagamos, porque nos fazem acreditar que é o que queriam.

Um destes golpistas muito, mas muito famoso é atualmente conhecido como o homem mais rico do mundo e está em plena ação neste momento, seu nome é Elon Musk e está vendendo ilusões por atacado, em pleno início do funcionamento do 5G está enchendo os céus com satélites que prometem uma ilusória Internet para todos, mas que custa mais caro que todas as outras e você paga antes de receber.

O mesmo gênio vende terrenos e passagens de primeira classe, para um planeta que dista 70 milhões de kilometros da terra (depenendo da época) e que levaríamos no mínimo 40 dias para atingir, se nada der errado no caminho. Fora o fato de lá não ter ar, nem água e outros pequenos problemas que para Elon Musk não são nada.

É uma pessoa suspeita até em sua origem, já que se diz sul-africano-canadense-norte-americano, poucos sabem de onde surgiu e como se tornou o maior milionário do mundo e não existe um empreendimento sequer em andamento na atualidade no qual não esteja envolvido. Cada vez que fala em criptomoeda faz com que elas aumentem milhões em uma “bolsa” que sequer existe.

Mas não precisa ser alguém tão famoso. Seu vizinho pode estar querendo — também neste exato momento — furtar seu sinal de Wi-fi, ou talvez de TV a cabo, água, luz ou então construindo um muro 1 ou 2 metros além do que realmente é sua propriedade de fato.

Algum irmão seu, prima ou cunhado está planejando lhe vender alguma participação em uma “pirâmide 100% garantida” e que absolutamente não é pirâmide. Sua namorada ou namorado pode estar de olho em algo mais, além de seu coração e se estiver de olho no coração… tenha cuidados duplos, porque pode ser que o interesse seja no órgão mesmo.

Enganar faz parte da essência do ser humano, a novidade é que ser enganado faz ainda mais parte do que você imagina.

Esta série vai falar disso… e perdoando o troca-letra, muito seriamente. Deixa apenas passar o Primeiro de Abril que a gente começa, ou você nem vai acreditar.

Trouxa – substantivo feminino

  1. Embrulho, geralmente feito com pano, para guardar ou transportar objetos;
  2. Grande embrulho;
  3. No dicionário dos bruxos é alguém incapaz de fazer magia;
  4. Na vida real é quem acredita em qualquer coisa.
Series NavigationENTENDA O QUE É GOLPE >>

Divino Leitão

Safra de 57, um cara das artes, professor e coordenador do CPD da MS. Desde sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: