MICRO SISTEMAS 23A

Depoimento quase on line, de Divino Leitão,

Enquanto começo a escrever aqui, o RD ainda está falando do prazer que teve em voltar aos anos 80 com o relançamento do Amazônia, em diversas versões nostálgicas para ZX 81, Spectrum, MSX, PC e uma versão novinha para o Steam.

Não se trata de um novo jogo, apesar de ter um ou outro detalhe são as mesmas versões lançadas em suas respectivas épocas, mas com um tratamento diferenciado, especialmente o de um livro, uma espécie de Making of e manual do jogo que o RD preparou há 40 anos e por viradas do destino não foi lançado como ele desejava.

Agora foi… ele mandou vir uma máquina de encadernar lá do Rio Grande do Sul, para poder fazer o livro exatamente igual ao original, tanto que irão as anotações feitas à caneta.

Já conheço cada um destes produtos, na maioria deles estava lá, testando, dando palpite e sei bem como foi tudo isso, até porque se decidi lançar meus próprios jogos foi por ver tudo isso bem de perto.

No sábado passado acompanhei a primeira live, também as 14 horas e hoje estou desde o início ouvindo a turma falar sobre o lançamento, se você perdeu elas estão disponíveis no Youtube, deixo os links no final.

De tudo que foi mostrado, como uma bússola de madeira, feita especialmente para o lançamento o que mexeu mais comigo foi uma reedição da edição 23 da revista Micro Sistemas, onde o Aventuras na Selva foi lançado.

Esta será uma reedição, numerada como 23A, porque tem um conteúdo bem diferente do que estava na edição daquela época.

Se pensam que o RD me mostrou, enganam-se… não faço a mínima ideia do que tem nesta edição e estou tão curioso quanto todos vocês para ver, o manual eu já conhecia.

E foi esta edição que me fez pensar em algo que nem sei se vai funcionar, mas pretendo começar uma nova edição impressa da MS, começando pelo número 24A, em segmento a esta, só que não será nostálgica a ideia é usar os recursos mais modernos, mas fazer o que tantos adoram, que é mexer em folhas de papel, sentir o cheiro da tinta. Temos que atender os desejos das pessoas.

Nos dias de hoje isso não custa barato, porém quem gosta de algo sabe o que precisa fazer para conseguir, mais detalhes em outros textos, mas podem contar que vai ter uma versão da MS para agradar quem não abandona o papel.

Os detalhes desta e da live anterior vocês podem conferir nos vídeos gravados no Youtube.

De minha parte só posso dar os parabéns ao RD, e todos os envolvidos nesse trabalho. Pelo bem que estão fazendo, recuperando a memória de tempos em que se desbravava este mercado — do qual era o bandeirante-chefe — de criação de jogos, no qual o Brasil se encontrava mais perdido que o avião que caiu na selva.



— Só lamento pelo jacaré — coitado — que não foi convidado para o jogo…

Fiquem com os links e recomendo as lives, que agora são vídeos, mas vocês podem escolher que horas ver, estou nas duas 🙂 

LIVE 1 – EM 4/7/2020

A segunda live ainda não está disponível para compartilhar, mas clicando na primeira certamente verá lá mesmo, o link da segunda, que foi gravada hoje, 11/07/2020. Nesta são mostradas a maior parte dos mimos que quem comprar este produto vai receber.